Errata:
Comunicamos que o título CORRETO da matéria divulgada ontem (1º/03) é: "IPAC prorroga prazo dos resultados do Edital 'Tô no Pelô' ", e NÃO "Ipac prorroga inscrições da 2ª edição do edital 'Tô no Pelô' " como foi comunicado indevidamente.
ABAIXO segue matéria na íntegra.
Agradecemos a compreensão,
Ascom/Ipac
IPAC prorroga prazo dos resultados do Edital 'Tô no Pelô'
O Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult), Fundo de Cultura da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), publicou hoje, dia 02 (março, 2010) no Diário Oficial do Estado, a prorrogação do resultado do edital público 'Tô no Pelô'.
A iniciativa do governo estadual seleciona projetos culturais e artísticos nas categorias de ocupação de largos, intervenções urbanas e ações artístico-educativas na área do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, área de fundação e região central da capital baiana. Os resultados do edital integram o Programa 'Pelourinho Cultural' do IPAC que tem por objetivo dinamizar as opções culturais do Pelourinho e adjacências.
O novo edital, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões, volta a eleger 22 projetos de grupos, companhias, coletivos, artistas independentes e instituições do campo artístico-cultural que promovam a cidadania no Centro Histórico de Salvador. Cerca de 80 projetos estão concorrendo a esses recursos.
Com essa 2ª edição do edital 'Tô no Pelô', a programação do 'Pelourinho Cultural' fica garantida até o final de 2010, reafirmando a transição de um modelo em que o Estado atuava apenas como produtor, respondendo quase exclusivamente pela programação artístico-cultural, para outro em que passa a fomentar a produção de artistas e produtores independentes na região.
Segundo o diretor do IPAC, Frederico Mendonça, o Pelourinho, apesar de ser uma área municipal, é um bairro de importância maior, por ser a área fundacional da cidade, oficialmente 'Patrimônio do Brasil' pelo IPHAN e chancelada pela UNESCO como 'Patrimônio da Humanidade', mas que deve proporcionar, também, a geração de trabalho e renda para Salvador.
"Queremos atrair projetos culturais que sejam compatíveis com a preservação do patrimônio histórico, que estimulem a diversificação do público que freqüenta o Pelourinho e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento do mercado de produção cultural de Salvador", afirma Mendonça, defendendo a necessidade de aliar desenvolvimento econômico e cultural.
Para a diretora do Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto, a parceria com os produtores culturais que têm seus projetos selecionados via edital reforça a presença do Pelourinho na vida cultural da cidade. "A meta é conciliar os eventos que já realizamos, como os ensaios, as orquestras e os projetos especiais, com essas novas produções, esperando, com isso, fidelizar o público que encontra no Centro Histórico mais uma opção de lazer", destaca Soutto. Mais informações nos Tels. (71) 3117-6491, 3117-6492, ou através do e-mail editais@ipac.ba.gov.br.
Assessoria de Comunicação - IPAC - em 01.03.2010Contato: jornalista Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8732-0220Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490, ascom@ipac.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário