terça-feira, 23 de março de 2010

BRASÍLIA/DF: ELEIÇÃO INDIRETA PARA A SUCESSÃO DE ARRUDA, JÁ TEM UM CANDIDATO, DO PTB

A eleição indireta que pode eleger o novo governador do Distrito Federal já tem um candidato, Darlan Rodrigues, do PTB, que registrou a candidatura na sexta-feira. A eleição indireta ainda não tem data marcada e pode nem ocorrer se o governador eleito, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), conseguir reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que cassou o mandato dele. 
Pode se candidatar na eleição indireta qualquer cidadão brasileiro filiado a partido político com domicílio eleitoral no Distrito Federal, em pleno exercício dos direitos políticos e que tenha, no mínimo, 30 anos. A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF se reuniu pela manhã para decidir os critérios e o calendário da possível eleição indireta. Pela decisão do TRE-DF, a eleição precisa ocorrer até o dia 17 de abril.
Até lá os deputados distritais precisam aprovar, em segundo turno, uma proposta de emenda à Lei Orgânica do DF que determina a eleição indireta para eleger governador e vice em vacância nos últimos dois anos de governo. Hoje, a Lei Orgânica prevê uma linha sucessória para ocupar o cargo de governador, composta pelo vice-governador, pelo presidente da Câmara Legislativa, pelo vice-presidente da Câmara e pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ).
Como Arruda teve o mandato cassado e o ex-vice-governador Paulo Octávio renunciou, seria Wilson Lima (PR) o governador até o final do ano. Lima, que era o presidente da Câmara Legislativa, está no governo interinamente desde a renúncia de Paulo Octávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário