sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CACHOEIRA/BA: POVO DE SANTO CULTUA YEMANJÁ


No dia 7 de fevereiro, o povo de santo da Cachoeira e da região reverencia Yemanjá, conforme cerimonial do candomblé e de outras religiões de matriz africana. Em Cachoeira, a festa conta com a organização do babalorishá Benício Souza, sacerdote do culto afro - Terreiro da Associação Cultural Yemanjá Ogunté.
Os atos cerimoniais ocorrem pela manhã, a partir das 9 no Palanque da Feira do Porto/São João da Cachoeira, com entrega de balaios para o cerimonial de oferendas na Pedra da Baleia, xirê com povo de santo da região, cortejo para entrega de presentes na Pedra da Baleia, sucedendo-se apresentações de espetáculos de natureza afro.
No palco da Feira do Porto, sacerdotes e sacerdotisas de 62 terreiros da Cachoeira e região realizarão o ritual do xirê, saudação aos orixás da Realeza Espiritual Africana. Em seguida, no local do Rio Paraguaçu, considerado sagrado pelo povo de santo, as oferendas coletivas serão entregues à Rainha das Águas na Pedra da Baleia, conduzidas em embarcações ornamentadas para cumprimento fiel do cerimonial. 
Yemanjá é um orixá africano, considerado uma das mais fortes referências na estrutura de fé e cultura afro-brasileira. O nome Yemanjá teve origem na expressão “yèyè omo ejá” da língua Yorubá que significa “mãe cujos filhos são peixes”. Em algumas localidades do território africano, o povo de santo se refere a Yemanjá com a denominação de Iemojá e Yemayá.
Esta cerimônia com que o povo de santo homenageia Yemanjá, nas águas do Rio Paraguaçu, conquistou referência de elevada expressão no calendário turístico da Cachoeira, cuja festa já é um marco importante no roteiro de inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que vêm à Cidade Histórica e Monumental Nacional, todos os anos, para assistir mais este espetáculo de manifestação de  fé e cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário