sábado, 28 de novembro de 2009

NACIONAL: SERRA USA FAVORITISMO PARA "COZINHAR" AÉCIO EM 2010

Governadores de São Paulo e Minas são os nomes do PSDB para disputar a Presidência
Andréia Sadi, do R7
Fábio Pozzebom/ABrFoto por Fábio Pozzebom/ABr
Os governadores tucanos José Serra (à esq.) e Aécio Neves disputam a indicação do PSDB para as eleições presidenciais do ano que vem


Os governadores José Serra( São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais) têm em comum, além do partido, o PSDB, a intenção de concorrer à Presidência da República no ano que vem. Mas as semelhanças param por aqui, já que Serra - líder nas pesquisas- “cozinha Aécio” e adia ao máximo o anúncio de sua candidatura. O escolhido deve disputar a eleição contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa indefinição atrapalha os planos do mineiro que pressiona por uma decisão até dezembro, caso contrário, deve lançar sua candidatura ao Senado em janeiro. Serra tem até março para anunciar seu nome como candidato.
Pesquisas divulgadas recentemente mostram que o governador paulista está na frente dos demais pré-candidatos na disputa presidencial do ano que vem. Para o cientista político da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Carlos Ranulfo, este é um dos “trunfos” de Serra sobre Aécio.
- Ele [Serra] cozinhou o Aécio. O PSDB tinha que estar fazendo o que o PT está fazendo agora, uma dinâmica interna. O PSDB tinha que estar fazendo um processo este ano para o Aécio, se ele tivesse se imposto, o PSDB estaria fazendo este ano processo de definição interna, mas o Serra não quis.
Ranulfo diz acreditar também que Aécio é uma novidade para 2010 e embaralha a disputa eleitoral, enquanto Serra é o estabelecido e, inclusive, o adversário preferido do PT.
- O argumento do Aécio [para ser escolhido] é que o PSDB vai perder com o Serra, é bem sintomático disso o fato de que o Lula prefere o Serra , evidentemente que o PT prefere o Serra porque o Aécio cria uma confusão na base do Lula.
O cientista político da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Claudio Couto diz acreditar que uma vantagem de Aécio sobre Serra é o carisma do mineiro e seu perfil mais aberto, diferentemente do governador paulista.
- Aécio certamente é mais carismático que Serra. Mas não só ele, como talvez 98% da população brasileira. O problema me parece mais a falta de carisma de Serra do que um grande carisma de Aécio. Mas Aécio é liderança carismática, não chega a ser como Lula, mas é evidentemente mais do que o Serra. 
Segundo Couto, Aécio tem como diferencial o "choque de gestão" em Minas, enquanto em São Paulo conta a favor obras importantes de infraestrutura como o Rodoanel, mas descarta a avaliação de que governar São Paulo traz mais visibilidade para o paulista.
- Parece-me bairrista, de gente de São Paulo que fala de São Paulo como locomotiva da nação. É um exagero. Claro que é o Estado mais rico da nação. Governar Minas não é tarefa simples assim, diria até que é mais complexo que São Paulo. Não acho definição relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário