sexta-feira, 10 de novembro de 2017


O Tronco da Solidariedade
Por Pedro Borges dos Anjos
MM

No cerimonial maçônico, o Tronco da Solidariedade é uma das mais grandiloqüentes solenidades. O Tronco da Solidariedade exerce papel de reconhecida importância na vida do maçom. Nem todos estão cientes dos requisitos dessa solenidade. É uma cerimônia que move a alta espiritualidade maçônica. Tem a finalidade de atrair prosperidade ao maçom permanentemente. Razão por que, é fato, o verdadeiro maçom é cidadão próspero, sadio, pai de família exemplar, polido, é revestido de unções. Os que não são, estão sob a influência de comandos violadores dessa e de outras solenidades do cerimonial da Maçonaria Universal. Nem todos os maçons sabem o que vai por detrás dos invisíveis bastidores que se alargam para além do cenário visível da confraria. Muitos enxergam apenas os atores materiais da Loja Maçônica. Após circular no Templo conforme instruído no cerimonial maçônico, o Tronco da Solidariedade é conduzido ao Altar do Venerável Mestre para conferência e anúncio. A cerimônia tem origem bíblica, conforme instrui o Livro de Mateus 5:23,24. Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti ou tu contra ao teu irmão, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta. A ausência de reconciliação entre irmãos do segmento maçônico atrai sucessivas maldições na vida do maçom que violar este princípio. Assim, seguem desonras, condenações, infelicidades, enfermidades, acidentes, discórdias permanentes, etc. inclusive mortes.


O que ocorre com o maçom que é qualificado e generoso em suas ofertas no Templo

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. (Provérbios 11:24).

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.  (2 Coríntios 9:6-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário