domingo, 10 de setembro de 2017

José Dirceu dá uma demonstração de quem não rasteja aos pés dos golpistas

Apesar da condenação a 23 anos de prisão do septuagenário José Dirceu imposta pelo conhecidíssimo golpista da CIA, o juiz Sérgio Moro, além de uma série de outros ataques que afetaram não só a Dirceu, como aos seus entes mais queridos, como sua mãe de idade centenária, que teve sua casa expropriada, José Dirceu dá demonstrações que apesar de vítima dos golpistas, e de seus próprios erros políticos, uma coisa é certa, sua dignidade não está à venda e à prova.

Após a delação de Antônio Palocci, que também sofreu pressões políticas e muito provavelmente outras, pois num país e num momento, onde morrem sob circunstâncias muito estranhas, um candidato a presidente como Eduardo Campos, ou um juiz do próprio currupio federal como  Teori Zavaski, sabe-se lá quais foram as ameaças. E continuando sua política a direita que desenterrou o método medieval da delação premiada, que para qualquer jurista com um pouco de dignidade, não tardam em afirmar que delação premiada não é prova, que para condenar é necessário algo mais substancioso que suposições, que existem princípios historicamente construídos para assegurar ao cidadão ficar a salvo de surpresas do Estado que possam cercear a sua liberdade. Impôs essa a Palocci e este que nunca teve nem um pouco de escola revolucionária, pelo contrário sempre foi um elemento da direita petista, não titubeou em atacar à Lula, oferecendo mais um prato que a direita estava sedenta para saborear. Após este trágico espetáculo, que este jornal sempre alertou, que para condenar Lula, a burguesia criará seus fatos e Palocci foi mais um, na semana que antecede a mais um depoimento de Lula ao psdebista Moro, fez ao menos uma demonstração de dignidade moral com José Dirceu.
José Dirceu encarcerado e questionado por repórteres da imprensa golpista sobre depoimento de Palocci se posicionou, claramente contra os golpistas e os traidores: “Só luta por uma causa quem tem valor. Os que brigam por interesse têm preço. Não que não me custe dor, sofrimento, medo e às vezes pânico. Mas prefiro morrer que rastejar e perder a dignidade”.

As declarações de José Dirceu levam a reflexão sobre qual o lado nesta luta. Do lado dos golpistas e traidores, estão os que têm um preço. Do lado dos que querem por abaixo o golpe de Estado, àqueles que têm valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário