domingo, 20 de agosto de 2017

20 DE AGOSTO 
DIA DO MAÇOM

Minha homenagem à sublime Ordem Maçônica

Por Pedro Borges dos Anjos
MM

Os maçons se constituem de pessoas de nível cultural elevado e muitas vezes em posições estratégicas nas sociedades onde estão. Devido esta característica, já tiveram participação significativa em diversos momentos históricos. Na revolução Francesa tendo como marco a Queda da Bastilha, os maçons desempenharam extraordinária participação, inspirados pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, representados pelas três cores da bandeira francesa.

Nos EUA os maçons possuem mais de 15.000 lojas, das mais de 33.700 lojas em todo o mundo, e sempre tiveram uma influência política muito grande. Catorze presidentes americanos foram maçons, destacando-se entre eles George Washington, James Monroe, Andrew Jackson, James Garfield, Howard Taft, Franklin Delano Roosevelt, Harry Truman e Gerald Ford. A influência maçônica nos EUA fica evidenciada até mesmo nas notas de dólar, devido suas figuras (vide ilustrações abaixo).



Em 1738, o papa Clemente XII promulgou a primeira sentença de condenação católica à maçonaria, na bula In Eminenti Apostulatus Specula, mas, apesar disto, a maçonaria está presente entre os católicos. Fritz Springmeier, autor da obra The Watchtower and the Masons (A Torre de Vigia e os Maçons) afirma que o fundador das Testemunhas de Jeová, Charles Taze Russell, teve ligações com a maçonaria, pelo fato de ter pregado em lojas maçônicas. Evidência disto é o fato de haver no túmulo de Russell uma pirâmide, e a Sociedade Torre de Vigia ter adotado, até 1930, uma cruz dentro de uma coroa, como logotipo nas edições da revista The Watchtower, a atual A Sentinela.

Entre os mórmons também há ritos e símbolos maçônicos, sendo que muitos maçons proeminentes tornaram-se mórmons.

No Brasil a maçonaria também teve grande influência na História, prestando relevantes serviços. Na bandeira Inconfidência Mineira há o dístico libertas quae sera tamem e o triângulo maçônico. Tiradentes foi iniciado como maçom da casa de Silva Avarenga, que era uma loja maçônica ocultada pelo título de academia literária.Todos os conjurados, sem exceção, pertenciam à Maçonaria: Tiradentes, Thomas Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, e até mesmo o traidor da inconfidência, Joaquim Silvério dos Reis, também pertencia à ordem maçônica.

A Maçonaria inspirou a revolução republicana de 1817, em Pernambuco, o que fez D. João VI decretar a proibição da Maçonaria.

A independência do Brasil foi proclamada em 22 de agosto de 1822, no Grande Oriente do Brasil. O grito de independência foi mera confirmação. O Brasil já estava praticamente desligado de Portugal, desde 9 de janeiro de 1822, o dia do Fico. O Fico foi um grande empreendimento maçônico, dirigido por José Joaquim da Rocha, que com um grupo de maçons patriotas, fundou o Clube da Resistência, o verdadeiro organizador dos episódios de que resultou a ficada. Gonçalves Ledo e José Bonifácio, juntamente com outros maçons, tramaram a Inconfidência do Brasil. Um mês após a proclamar a independência do Brasil, D. Pedro I foi aclamado Grão-Mestre Geral da Maçonaria do Brasil e, em 1889, ao proclamar a República, o Marechal Deodoro da Fonseca, também ocupava este cargo. O primeiro Ministério da República, sem exceção de um só ministro, foi constituído de maçons. Mera casualidade? Não. Ele foi organizado por Quintino Bocaiúva, que havia sido grão-mestre.

Na libertação dos escravos no Brasil também houve grande iniciativa de maçons, havendo muitos maçons entre os líderes abolicionistas. Dentre muitos destacaram-se Visconde de Rio Branco, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queiroz, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Cristiano Otoni, Castro Alves, e muitos outros.
Atualmente há grande quantidade de parlamentares, altos funcionários do governo, empresários, comandos militares, líderes religiosos e outros membros da elite que são maçons.
A seguir, alguns flashes, que guardo na memória e no meu coração.
 Essa cerimônia foi  realizada na Loja Maçônica Caridade e Segredo, em Cachoeira/Bahia, há 6 anos.
Ninguém, nem veneráveis, nem delegados distritais, nem grão-mestres, têm o direito de desconstruir valores tão exemplares na formação do caráter das pessoas.

Na tarde de sábado, dia 07/05/2011, às 15h, a Loja Caridade e Segredo da cidade da Cachoeira abriu o salão nobre do seu Palacete Maçônico, na Rua Benjamin Constant No. 01, para receber jovens integrantes da Bethel Lírios do Paraguaçu da Loja Maçônica Aliança Universal, da cidade de São Félix, Instituição paramaçônica filiada à Ordem Internacional das Filhas de Jó.
Presidida pela jovem Honorável Rainha Caliane Silva Santos, tendo como guardiã a Sra. Eliezete Pires Souza, líder paramaçônica, foi realizada a cerimônia, conforme instrui o ritual seguido pelas integrantes da mencionada Bethel, com solenidades de introdução das bandeiras da Ordem e do Brasil, execução dos hinos Nacional Brasileiro e da Instituição, leitura de passagens bíblicas, louvores a Deus, com composições musicais próprias, seguindo-se a Ordem do Dia, ocasião em que as integrantes expuseram a estrutura e finalidade da Instituição, através de discursos instruídos no próprio ritual.


Momento de reverência e oração
Abertura e Leitura do Texto Sagrado
A Honorável Rainha Caliane Silva Santos abrindo a cerimônia
Seqüência da abertura da Bíblia Sagrada

Prof. Pedro Borges, MM, discursa sobre a Instituição Filhas de Jó
Prof. Hilton Lopes Mendes discursa sobre a importância, sugerindo ampliação da Bethel

Nenhum comentário:

Postar um comentário