quarta-feira, 26 de julho de 2017

Povoado da Opalma em Cachoeira/Bahia

Reconstruindo a verdade
Sobre a entrevista com a qual o lavrador Jorge Carlos da Silva denuncia agressão a si, feita pelo médico do Posto de Saúde da Opalma, o Jornal O Guarany recebeu em sua Redação, no dia 25/07/2017, o referido médico, Dr. Antônio José de Almeida, e sua esposa Kátia Macedo Araújo de Almeida, para expressar a versão reconstrutora da verdade sobre a contenda.

Histórico
O Dr. Antônio José de Almeida sempre foi muito querido na comunidade da Opalma. Quando o prefeito Tato Pereira assumiu a administração do município, na atual gestão, a esposa do seu denunciante, a Sra. Rosália liderou um abaixo-assinado com que lhe pedia a permanência do mesmo médico  no mencionado  Posto de Saúde.

O denunciante é cardíaco e já tem um prontuário nos arquivos do Posto, de modo que o médico, salvo raríssimas exceções, já sabe o que receitar para retornar o seu estado de saúde  à normalidade. Médico experiente, com 44 anos no exercício da Medicina, o Dr. Antônio José de Almeida imediatamente receitou ao paciente, ciprofloxacina e buscopan, cujo efeito é rápido, gerando conforto e bem-estar em curto espaço de tempo. O paciente foi embora. O médico, tendo em vista que no estoque do Posto não tinha disponível o mencionado medicamento, mandou um emissário chamá-lo a retornar à sua presença, a fim de dar-lhe uma quantia em dinheiro para comprar a medicação indicada.

Surpresa
Ao entregar-lhe o dinheiro para a finalidade mencionada, Jorge Carlos da Silva reagiu a oferta, com palavras de baixo calção, ofensivas à honra, como “seu f.d.p.” foi para isso que você me chamou? Meta seu dinheiro no “c.” Ante a ofensa, o médico confessou sua reação, exigindo que o denunciante lhe respeitasse. Também, hipertenso e diabético, o médico optou sair do local, para buscar medicar-se. Muito afetado, física e psicologicamente, o médico chegou a ser internado, permanecendo na UTI, em Salvador, só tendo alta dias depois, após a recuperação.

Retorno
Recuperado, ao retornar ao Posto, o Dr. Antônio Almeida foi surpreendido por um grupo de pessoas que se posicionava para impedir a sua entrada. Entendeu tratar-se de adversários do atual prefeito, sob comando de quem é desafeto político do chefe do Executivo municipal, na referida comunidade.

Medidas
Tendo em vista que a ocorrência afeta negativamente a sua idoneidade laboral, o Dr. Antônio José de Almeida já está adotando providências policiais e jurídicas para resguardar a honra de seu exercício profissional.

Gratidão
O Dr. Antônio José de Almeida e sua esposa Kátia Macedo Araújo de Almeida, na oportunidade, agradeceram ao Prof. Pedro Borges e a seu filho Luciano Borges, pela deferência e gentileza com que os receberam na Redação do Jornal O Guarany, deixando-os à vontade para apresentar o contraditório.

Urge pontuar que durante a entrevista, o médico não expressava mágoa nem ódio contra o paciente denunciante. Em nenhum momento, houve a menor manifestação de ofensa ou desapreço. Ao contrário, chegou a expressar apreço à esposa, Sra. Rosália, por liderar abaixo-assinado, com que a comunidade pediu a sua permanência no Posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário