sábado, 13 de maio de 2017




Iniciativa visa melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes,buscando fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Proteção Social




A Votorantim Energia, administradora da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, iniciou as atividades doVIA(Programa Votorantim pela Infância e Adolescência)em Maragojipe. A ação, conduzida pelo Instituto Votorantim, visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, além de fortalecer as políticas e programas geridos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).



O foco do programa é o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e da Rede de Proteção Social (RPS). Com apoio da QCP (Quanta Consultoria e Projetos),a Votorantim Energia - juntamente com o Instituto Votorantim - promoveu a primeira visita técnica no final de março no município.



Na ocasião, foram estabelecidas as diretrizes para atuação local, que vai priorizar o mapeamento dos atores que integram o SGD e a RPS até maio.A meta é reunir profissionais que possam auxiliar na construção de cenários, na consolidação de diagnósticos, na organização de fluxos de informações e formulação de estratégias de atuação das políticas pública, cuja missão é acolher e atender todas as crianças e adolescentes que tenham direitos violados.



Em abril, foi realizada em São Paulo a primeira oficina do VIA. Em três dias de atividades, representantes do CMDCA de Maragojipee de outras oito cidades que também recebem apoio do Instituto Votorantim participaram de palestras e de uma série de trabalhos em grupo na sede do Instituto.As atividades tiveram o intuito de auxiliar a elaboração de projetos e obter recursos para investimento em esportes, cultura, lazer e oficinas profissionalizantes em Maragojipe.



Foram promovidas oficinas e dinâmicas para criação de estratégias para divulgação do projeto, criação de página na Facebook, organização de cronograma, preenchimento de relatórios, cumprimento de metas, elaboração de projetos para captação de recursos incentivados eestratégias de comunicação na captação de recursos, entre outros temas.



Como resultado desta iniciativa, o CMDCA de Maragojipe já foi beneficiado por meio da elaboração de um vídeo que auxilia na estratégia de captação de recursos para o FIA (Fundo Para Infância e Adolescência), que financia projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, a partir da doação de até 6% do imposto devido por pessoas físicas.



 O vídeo pode ser acessado (e compartilhado) pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=tqLChya9OiA&t=2s). A segunda oficina do VIA será realizada em setembro, novamente em São Paulo.



Para Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia, o VIA vai valorizar a parceria com o CMDCA, fomentando a criação de projetos que possam atender aos anseios da comunidade.“O programabusca mapear, articular e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Proteção Social. É uma perspectiva inovadora de apoio ao CMDCA, auxiliando-o na elaboração de projetos que possam atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de Maragojipe”, destaca.




Sobre a Votorantim Energia


A Votorantim investe em geração de energia desde o início de suas atividades industriais, há quase um século. A companhia, que é um dos maiores consumidores de energia do país, ao longo de sua história tornou-se também um dos maiores autogeradores. A Votorantim Energia foi criada em 1996, com o objetivo de centralizar a gestão dos insumos energéticos da própria companhia. No ano 2000, foi constituída a Votorantim Comercializadora de Energia, com o objetivo de negociar energia elétrica no mercado livre, vendendo eventuais excedentes e aproveitando oportunidades de compra no mercado. Atualmente, a Votorantim Energia é uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil. Em 2015, a empresa anunciou a entrada na geração de energia eólica, com o investimento em sete parques geradores no Nordeste do Brasil.




Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário