quinta-feira, 22 de dezembro de 2016


Estou arrasado!
Deixa-nos Dr. José Luiz Minduca

Por Adilson Gomes da Silva*



Dr. José Luiz Minduca, fundador e primeiro presidente da Academia Escadense de letras/Pernambuco

Faltam-me palavras para expressar uma mensagem digna do seu quilate, neste momento de dor. A tristeza, a comoção que invade meu coração neste dia é grande demais.


A  primeira vez que o Dr. José Luiz Minduca esteve na Cachoeira foi precisamente na Semana Santa de 2013, acompanhado de Luciano, Waldyr e Elson. Aqui participaram da Procissão do Senhor Morto. Era sexta-feira santa. Um dos objetivos da visita foi uma grande surpresa para mim, convite de Waldyr e dele, para eu ocupar uma das cadeiras da Academia Escadense de Letras, em Pernambuco, a de número 46 que tem o grande baiano Jorge Amado como patrono. Com muita honra, fui empossado em 23 de maio de 2013, data de aniversário da referida Academia e da emancipação política da cidade de Escada, pelas mãos do então presidente Dr. Waldyr Siqueira.


Dr. Luiz Minduca foi o mentor intelectual, o fundador da Academia Escadense de Letras - AELE, fundou também o Instituto Histórico, Geográfico, Cultural e Artístico de Escada. Deixou, recentemente, a presidência do Lions Club da cidade, em cujo segmento fez uma profícua administração. Fazia parte de inúmeras Academias em Pernambuco e, simultaneamente,  em outros Estados.


Em 2015, como presidente da AELE, a Profa. Terezinha Melo esteve em Cachoeira juntamente com  o Dr. Minduca integrando a comitiva de 35 membros, com a missão cultural da Academia e, ao mesmo tempo, com o compromisso da fundação da Academia Cachoeirana de Letras - ACLE,  em concorrida solenidade realizada na Câmara Municipal, com as presenças de convidados, autoridades, representantes dos diversos segmentos sociais e culturais da cidade, lotando integralmente o Salão Nobre  da referida Augusta Casa Legislativa. Foi uma grande festa na cidade,  as ruas ornadas com manifestações  diversas, dando as boas vindas à comitiva com faixas da Câmara Municipal, do Jornal O Guarany, do Rotary Club Cachoeira/são Félix, de vereadores, etc.


Com o decisivo apoio do Dr. Minduca, nasceu a Academia Cachoeirana de Letras- ACLE, que se organiza,  oficializando a documentação, para em breve empossar sua primeira diretoria e  demais acadêmicos, tendo como patronesse a AELE. É evidente que a ausência do Dr. Minduca será uma lacuna muito grande na estrutura da ACLE.


É com o coração partido, que apresento minhas condolências à família enlutada,  à AELE, através de nossa presidente, Dra. Ana Neto.


Que todos nós, integrantes desta nova e já abalizada Academia, saibamos seguir os bons exemplos deste nobre acadêmico que nos deixa prematuramente.


Vá em PAZ Minduca. Que o SENHOR te receba em Sua Glória eterna.


                                       * Adilson Gomes da Silva

Acadêmico da AELE, cadeira No. 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário