sábado, 31 de dezembro de 2016

Indira Anjos, a nova coordenadora do CREAS, na administração do prefeito Tato Pereira

A convite da secretária Adriana Silva, titular da Pasta da Ação Social,  a Profa. Indira Anjos é a nova  dirigente do Centro de Referência Especializado em Assistência Social-CREAS. A Reportagem do Jornal O Guarany entrevistou a nova coordenadora, buscando saber qual é a estrutura da Instituição, que ela vai coordenar. A desenvoltura com que a entrevistada se reportou aos assuntos abordados revela que se trata de uma profissional com pleno domínio do significado e objetivos do Órgão. 
Entrevista:
O Guarany:O que é o CREAS?
Indira: CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

O Guarany: Quais os objetivos do CREAS?
Indira: O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros. Fortalecer a autoestima dos indivíduos usuários, e seus familiares, para que haja fortalecimento entre os membros da família dos usuários, e reinserção dos mesmos na sociedade.

O Guarany: Quem faz parte da equipe do CREAS?

Indira:O CREAS conta com Psicólogos, Educadores, Técnicos de Medidas Socioeducativas, uma educadora (Pedagoga), um Coordenador e Assistentes Sócias.
O Guarany: Quem pode ser atendido no CREAS?
Indira: Crianças, adolescentes, idosos, mulheres e quaisquer pessoas que tenham sofrido violação de seus direitos. E aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, sendo Prestação de serviço ou Liberdade Assistida.

O Guarany: Quais os serviços oferecidos pelo CREAS?
Indira:Oferece proteção social aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Neste serviço, adolescentes e jovens em descumprimento com a lei, ao cumprir medida socioeducativa, serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS, a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, com a finalidade de não retornarem à prática do ato infracional. E também oferece Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). O PAEFI é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A equipe do CREAS acompanha as famílias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior, prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros.

O Guarany: Como são realizadas as intervenções?
Indira: Todas as intervenções realizadas pela equipe com os usuários do CREAS são personalizadas, respeitando crenças, cultura e realidade de cada pessoa ou família, no sentido de auxiliar esta pessoa ou família da melhor forma.

O Guarany: Quais são as principais ações do CREAS?

Indira: Acolhida a escuta qualificada individual, voltada para a identificação denecessidades de indivíduos e famílias; Produção de materiais educativos com suporte aos serviços; Realização de cursos de capacitação para equipes multiprofissionais; Realização de visitas domiciliares; Atendimento sócio-familiar; Atendimento Psicossocial individual e em grupos de usuários e suas famílias, inclusive com orientação jurídico-social em casos de ameaça ou violação de direitos individuais e coletivos; Monitoramento da presença do trabalho infantil e das diversas formas de negligência, abuso e exploração, mediante abordagem de agentes institucionais em vias publica e locais identificados pela existência de situações de risco. Realização de palestras, divulgação e prevenção com objetivo de combater a violência e exploração sexual contra adolescentes.

O Guarany: Qual a importância da sociedade no trabalho no CREAS?
Indira: O trabalho do CREAS não funciona sem o envolvimento efetivo da sociedade e de seus segmentos. Dessa forma, para que haja uma intervenção efetiva, o CREAS deverá manter estreita relação com entidades de atendimento de âmbito governamental e não-governamental e contar com a colaboração da população do município denunciando casos ou suspeita de violência.
O Guarany: Faça suas considerações finais.
Indira: Tenho convicção de que a secretária Adriana Silva, titular da Pasta da Ação Social, e o prefeito Tato Pereira, ambos vão urgir todas as providências para que o CREAS possa se nivelar às ações revolucionárias que o novo mandatário do município fará realizar em Cachoeira.













 






Nenhum comentário:

Postar um comentário