terça-feira, 15 de novembro de 2016

ACONTECEU NA CIDADE HISTÓRICA DA CACHOEIRA/BAHIA
 
Profa. Iolanda Pereira Gomes
90 anos comemorados com expressão de reconhecimento aos seus valores e apreço de incontáveis amigos

No dia 11/11, a partir das primeiras horas da manhã, inúmeros perfis na rede social em sucessivas mensagens expressavam apreço, reconhecimento a Profa. Iolanda Pereira Gomes pela passagem de seus 90 anos. No dia seguinte, sábado, 12/11, inúmeros amigos e admiradores da aniversariante, a partir das 19h30min, reunidos na Igreja Matriz da cidade, acompanharam a Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Hélio Cesar Leal Vilas-Boas. Unidos oraram em agradecimento a Deus pela dádiva da vida, ao mesmo tempo, apresentaram pleito ao Soberano do Universo, que continue concedendo à aniversariante vida com saúde plena nos anos do porvir. 

Recepção
Em segundo momento, logo após o ato religioso, os familiares recepcionaram convidados na área de recepção do Hotel do Convento do Carmo, com um saboroso buffet, servido com bebidas de fino gosto e pratos típicos da culinária regional e nacional.

Ao som de música ao vivo, com dois artista da região, cantaram com acompanhamento no violão, diversas músicas agradáveis de ouvir, melodias poéticas de fama internacional, entre muitas a melodia Iolanda, do artista cubano Pablo Milanês,  e Roberta, do cantor e compositor Italiano, Pepino de Capri, ambas cantadas nas versões originais.

Comendas e Títulos
RC Cachoeira/São Félix
Representado pelo presidente, Prof. Adilson Gomes da Silva, pelo diretor de protocolo, Dr. Ivo Santana, e, pelo Prof. Pedro Borges dos Anjos, governador-assistente do Distrito Rotário 4550, o Rotary Club formalizou a entrega de uma placa com inscrição permanente, em homenagem à aniversariante. Em nome de quantos integram o quadro de sócios da referida unidade rotária, discursou o médico rotariano Dr. Ivo Santana.



A Universidade das Américas
Concede à Profa. Iolanda Pereira Gomes o Título de Doutora Honoris Causa

Com discurso pronunciado  pelo ex-vice-prefeito da Cachoeira, Antônio Carlos Gomes de Cerqueira, também ex-aluno da homenageada,  a Universidade das Américas concedeu a Profa. Iolanda Pereira Gomes, o Título de Doutora Honoris Causa, tendo em vista seu destaque e serviços prestados na área da educação, das artes e da saúde.

Lançamento do Livro “Mil Vezes Iolanda”, de autoria do Dr. Arivaldo Costa


Na mesma solenidade, lançamento da Garimpo Editora, da cidade de São Paulo, os convidados receberam exemplar do livro intitulado Mil Vezes Iolanda, de autoria de seu  genro, Dr. Arivaldo Costa, obra memorial de reconhecido mérito literário, sobre a vida da homenageada, pontuando quanto ela significou no segmento da educação, da saúde e das artes. Ao referir-se sobre o local de nascimento da Profa. Iolanda, o autor descreve que em 1926, ano de nascimento da homenageada, "Camassandi era um bucólico povoado, uma pequena comunidade de pessoas ordeiras, pacatas, simples, alegres e religiosas. A maioria delas dedicava-se à pesca, à agricultura de subsistência e ao pequno comércio de telhas e tijolos de barro feitos nas olarias do lugar."

Outros flashes da solenidade:
A homenageada entre diretores e musicistas da Filarmônica Minerva Cachoeirana
A homenageada entre familiares


Pedro Borges, editor-chefe do Jornal O Guarany,  ex-aluno da homenageada, entre os depoimentos que constam na obra, comentou: "Como educadora, os valores de que sua personalidade se revestem, a projetam muito além da docência e da gestão escolar. O mesmo espírito empreendedor conduz a Profa. Iolanda Pereira Gomes a dirigir os destinos da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, como sua provedora, período em que revolucionou a administração, requalificou e ampliou o nosocômio, modernizou a enfermaria, implantou especialidades diversas, munindo cada domínio com profissionais especializados nas habilitações. O Hospital São João de Deus, o carro-chefe da secular Instituição, funcionava vinte - quatro horas ininterruptas, com portas abertas, para atender a quantos buscavam atendimento. Nem antes nem depois da provedoria da Profa. Iolanda Pereira Gomes,  a Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira  conheceu  sequer gestão similar."


Nenhum comentário:

Postar um comentário