sábado, 1 de outubro de 2016

NA CIDADE HISTÓRICA DA CACHOEIRA/ESTADO DA BAHIA 

Carlos Hupsel de Oliveira
Personalidade em Destaque


Cidadão revestido de valores e qualificações que honram o caráter, a dignidade e a vida profissional dos homens de bem.

A psicologia sustenta que valores da linhagem da ancestralidade familiar acompanham a geração sucessora, permanentemente. Os mencionados valores da antiga progenitura se perpetuam. Valores fortemente presentes nos caracteres físicos, mas, sobretudo no caráter moral e emocional dos seus legatários. Logo percebidos e cuidados pelos descendentes, os mencionados valores se ampliam, tornam a prole protegida e proprietária do  patrimônio material, moral, acadêmico, espiritual, profissional, etc. que as luzes dos ancestrais permitiram a cada um conquistar.

Carlos Hupsel de Oliveira é portador  desses valores. Sua imagem, suas qualificações, sua capacidade de expressão verbal e textual, seus gestos bem-medidos evidenciam tratar-se de cidadão revestido dos valores mencionados, cuja postura sustenta hábitos de uma poderosa realeza.

Cachoeira exerce uma das mais fortes e permanentes impressões na vida de Carlos Hupsel de Oliveira. Impressões que se sustentam na herança dos valores da ancestralidade, nos laços afetivos, os quais permanecem inalteráveis na sucessão dos tempos.

Na década dos anos 40 do século XX, procedentes da Alemanha, os avós de Carlos Hupsel, Dom Frederico Hüpsel e a condessa Bertha Kieslier, filha do conde general Von Kieslier, logo chegaram ao Brasil, vieram morar na cidade da Cachoeira, onde fundaram e instalaram o Hotel Cachoeirano, na Praça 25 de Junho, no imóvel onde atualmente é a sede da ONG Identidade Brasil. O Hotel Cachoeirano era uma das mais luxuosas e requisitadas hospedagens no período de seus fundadores.  A condessa Bertha Kieslier está sepultada, em Cachoeira, no Cemitério dos Alemães.

Em 1989,  Carlos Hupsel de Oliveira, especialista em defesa civil e combate a sinistros, conferencista internacional sobre segurança, buscou insistentemente instalar, em Cachoeira, o Corpo de Bombeiros Voluntários, tendo inclusive um veículo de grande porte integralmente aparelhado, doado pela Instituição Companheiros das Américas .dos Estados Unidos para Cachoeira, caso o então prefeito viabilizasse o local das instalações. Entretanto, depois de inúmeras vindas a esta cidade para conseguir do gestor municipal, apenas o local da instalação do Corpo de Bombeiros Voluntários,  ante a ausência da providência solicitada e o parecer tácito do IPHAN, argumentando que a viatura principal, objeto da doação acima  mencionada, iria enferrujar na  garagem da sede da guarnição. O projeto previa que os operadores do sistema receberiam instruções e treinamento especializado para qualificar-se ao exercício de tão importante atividade e, assim, a cidade e seu histórico casario estariam protegidos integralmente contra sinistros de qualquer volume ou natureza. A Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários da Cachoeira foi fundada em 27 de março de 1989, registrada no Cartório de Imóveis, Hipotecas, Títulos e Documentos da Cachoeira sob o No. 1351. A Instituição é considerada de Utilidade Pública pela Lei Municipal No.429/90, inscrição no CGC No. 13.040.175/0001-74. A  sede provisória: Largo d'Ajuda s/n O documento de fundação diz que o Corpo de Bombeiro Voluntários da Cachoeira é uma Organização Civil destinada à proteção e salvamento de vidas e bens, em casos de calamidade pública, especialmente incêndios.

Carlos Hupsel de Oliveira é autor da obra A Voz da Segurança, lançada há dois anos no Salão de Honra do Quartel dos Aflitos,  um dos mais fortes marcos da sua atuação  nas áreas de prevenção de acidentes e proteção contra incêndio. O obra retrata também a memória da ampla produção literária do autor na mencionada área.

À vista de seus valores, do que está exposto neste texto, do seu exemplo, da sua força interior, a direção do Jornal O Guarany tem a honra de incluir o nome de Carlos Hüpsel de Oliveira, em sua Galeria de Personalidades em Destaque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário