domingo, 9 de outubro de 2016

Mistérios!


Tempo de perdão

Durante o mês de Elul e um pouco antes do Dia do Perdão, os judeus acordam antes do nascer do sol para recitar orações especiais conhecidas como Slichot, que significa "perdões". As orações são uma lista especial de pecados e transgressões escritos em ordem alfabética para ajudar a refrescar a memória. Ao recitá-las, os judeus expressam arrependimento pelos erros cometidos durante o último ano. O objetivo de pedir perdão é refletir e mudar o comportamento no ano vindouro. Após enumerar seus pecados em ordem alfabética, continuam louvando ao Senhor - também em ordem alfabética!

O Senhor dos perdões

Uma das leituras mais famosas de Elul se chama Adon HaSlichot. Ela contém 22 qualidades diferentes de Deus, de alef até tav (A-Z). Estas são as primeiras:

אֲדוֹן הַסְּלִיחוֹת - א (Adon HaSlichot) “Senhor dos perdões”
בּוֹחֵן לְבָבוֹת - ב (Bochen Levavot) “Examina corações”
גּוֹלֶה עֲמוּקוֹת - ג (Goleh Amukot) “Descobre profundezas”
דּוֹבֵר צְדָקוֹת - ד (Dover Tzedakot) “Expressa justiça”

Calendário judaico ou hebraico (do hebraico הלוח העברי) é o nome do calendário utilizado dentro do judaísmo. O povo de Israel utiliza o calendário lunissolar há mais de 3 milênios para determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento, festividades, serviços religiosos e outros eventos da comunidade.
  1. Nisan - começo em 26 de Abril
  2. Iyar - começo em 26 de Maio
  3. Sivan - começo em 26 de Junho
  4. Thamuz - começo em 26 de Julho
  5. Ab - começo em 26 de Agosto
  6. Elul - começo em 26 de Setembro
  7. Tisri - começo em 26 de Outubro
  8. Marchesvan - começo em 26 de Novembro
  9. Casleu - começo em 26 de Dezembro
  10. Tebeth - começo em 26 de Janeiro
  11. Shebat - começo em 26 de Fevereiro
  12. Adar - começo em 26 de Março
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário