quarta-feira, 15 de junho de 2016


             ACONTECEU NA CIDADE HISTÓRICA DA CACHOEIRA/BAHIA

Incêndio em Cachoeira matou duas crianças e destruiu tradicional solar histórico tombado pelo IPHAN

Este incêndio é mais uma perda para Cachoeira e o que é profundamente lamentável desta vez com a perda de vidas, disse Carlos Hupsel de Oliveira, especialista em proteção contra incêndio e que a alguns anos elaborou proposta para que cidade contasse com um corpo de bombeiros integrado por cidadãos da própria comunidade. Só contou com o apoio do Prof. Pedro Borges dos Anjos em todas as fases de contatos, visando à materialização do projeto, mas as autoridades da época não entenderam a importância da proposta.

Possuidora de um valioso patrimônio cultural, Cachoeira não dispõe de nenhum tipo de proteção contra o fogo, contando apenas com o socorro  de bombeiros localizados em cidades próximas, o que naturalmente leva tempo para ser atendido.

O projeto não foi adiante, pois segundo Carlos Hupsel, a principal dificuldade é o distanciamento por parte de membros da comunidade e até do poder público municipal, no que se refere à segurança coletiva. É uma questão cultural, enfatiza.

Nenhuma cidade está salva de situações de emergência. No passado, Cachoeira foi vítima de calamitosas enchentes do rio Paraguaçu, agora é alvo do fogo.

Certamente que a comunidade organizada poderia minimizar as conseqüências desses eventos desastrosos e adversos. mas para participar de um serviço dessa natureza, as pessoas têm que ter disposição para servir ao próximo, além de um reconhecido sentimento de solidariedade humana e abnegação, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário