sábado, 7 de maio de 2016

NA BAHIA


Rotary Club Cachoeira/São Félix
76 anos de fundado

Mesa Diretora Atual
Presidente:Prof. Adilson Gomes da Silva.
Vice-Presidente: Prof. Pedro Borges dos Anjos.
Secretário: Profa. Zenaide Gonçalves Gomes.
Tesoureiro: Profa. Mirinalva Pires da Silva.
Diretor do Protocolo: Dr. Ivo Santana.
Histórico
Em 1940, Cachoeira e São Félix possuíam economia forte com suas grandes fábricas de charutos e cigarrilhas. Era destaque também, o comércio atacadista, que abastecia todo o sertão da Bahia.
Com a finalidade de fundar o Rotary Club Cachoeira/São Félix, o terceiro no Estado, membros do Rotary Club da Bahia, tendo à frente o rotariano Arlindo Luz, reuniram-se em Cachoeira, pela primeira vez, no dia 14 de fevereiro de 1940, com empresários e profissionais estabelecidos nas duas cidades. Integrava a comitiva de rotarianos: Heitor Fróes, Carlos Silva, Wilhelm Overbeck, Carlos Costa Pinto, Thomaz Rusting e Joaquim Simões de Oliveira. Dois meses depois, a mesma comitiva retorna à Cachoeira e, em animada reunião, realizada no dia 15 de abril de 1940, as bases para a instalação do Rotary Club Cachoeira/São Félix foram estabelecidas. Dois dias depois, 17 de abril de 1940, em reunião presidida pelo rotariano James Roth, representante do Rotary International, no Salão Executivo do antigo Hotel Colombo, foi fundado o Rotary Club Cachoeira/São Félix.  Na mencionada reunião, destacou-se numerosa comitiva do Rotary Club de Santo Amaro da Purificação, o segundo fundado no Estado da Bahia. 
Dezessete líderes das duas cidades assinaram a Ata de fundação do Rotary Club Cachoeira/São Félix: o advogado e industrial Francisco Moniz Barreto de Aragão; o próspero empresário José Ramos de Almeida Alves, o maior da região; o jornalista Augusto Azevedo Luz; o gerente da Companhia de Energia Elétrica da Bahia, Daniel Argolo Botelho; o exportador de fumo em folha, Arnaldo Pimentel de Sá; o médico Júlio Ramos de Almeida; o empresário gráfico, Antônio Pereira do Lago; o executivo Aurino Domitilio Matos; o executivo José Carneiro do Rego Júnior; o empresário-industrial da Fábrica de Charutos Costa Pena, Manoel Costa  Ferreira; o empresário-comercial  atacadista, Lucílio Públio de Castro; o gerente-executivo bancário, Luiz Arary Franca; o médico e político Augusto Públio Pereira; o empresário exportador de fumo em folha, Gustavo Magalhães Fraga; o engenheiro civil Durval Burgos e o gerente-executivo de banco oficial, Waldemar Teixeira.
O Rotary Club Cachoeira/São Félix passou a integrar o Distrito 27, cujo governador era José Manoel Fernandes, do Rotary Club do Rio de Janeiro, pai do rotariano Roberto Petis Fernandes, presidente da Revista Brasil Rotário.

1ª. Diretoria do Rotary Club Cachoeira/São Félix:
Presidente: Francisco Muniz Barreto de Aragão.
Vice-Presidente: José Ramos de Almeida Alves.
Secretários: Augusto de Azevedo Luz e Daniel A. Botelho.
Tesoureiro: Arnaldo Pimentel de Sá.
Diretor do Protocolo: José carneiro do Rego Júnior.
Diretor sem Pasta: Júlio Ramos de Almeida Alves.
Reuniões
Logo após sua fundação, o Rotary Club Cachoeira/São Félix passou a reunir-se às quartas-feiras, às 12h30min, no Salão Nobre da Associação Educativa e Desportiva do Paraguaçu, na Rua da Matriz, atual sede do Gabinete do Prefeito.
Ações materializadas 
pelo Rotary Club Cachoeira/São Félix
Para citar algumas, entre muitas, destacam-se as ações que seguem, realizadas nos primeiros anos de sua fundação:
1.Liderou reunião preparatória, no dia 30 de setembro de 1941, na residência do empresário João Marinho Falcão, em Feira de Santana, com que estabeleceu as bases para a fundação do Rotary na referida cidade. Logo no mês seguinte, no dia 12 de outubro de 1941, em concorrida reunião realizada na sede da Filarmônica 25 de Março, na mencionada cidade, formalizou a fundação do Rotary Club de Feira de Santana.
2.Em 1950, fundou e inaugurou o Hospital de Crianças da Cachoeira, localizado  no topo da colina do Alto das Mangabeiras, onde atualmente funciona a escola de educação fundamental e obras sociais do OAPC, da Igreja Católica, sob a direção do padre Hélio Leal Vilas-Boas,  com verba conseguida pelo saudoso deputado federal João Mendes da Costa Filho, o qual, na ocasião, representava a cidade na Câmara dos Deputados.
3.Em 1953, contribuiu com a fundação do Rotary Club de Cruz das Almas.
4.Em 1965, iniciou as obras de construção de sua sede própria, em terreno doado pelo saudoso prefeito Francisco Andrade Carvalho. Em 1966,   sob a presidência do saudoso rotariano Manoel da Silva Lobo ocorreu a solenidade de inauguração da sede.
5.No mesmo ano, isto é, em 1966, foi criada a Escola Rotary, em espaço adaptado para unidade escolar,  na referida sede,  em cuja estrutura foram educadas centenas e centenas de crianças. O projeto de instalação de escola de nível primário foi estendido para outras comunidades do município, tendo sido instalada também a Escola Rotary na comunidade do Alecrim, zona rural do município da Cachoeira, e a Escola Rotary, na comunidade do Varre Estrada, em São Félix. Essas escolas foram desativadas com a municipalização do ensino fundamental,  entretanto, as três unidades educacionais do Rotary, comenta-se até hoje, como destaque e melhor desempenho na formação de seus alunos.


DOCUMENTO DE DOAÇÃO DO TERRENO DA SEDE PRÓPRIA DO ROTARY



AUTORIZA A DOAÇÃO DE UMA ÁREA DE TERRENO
A Câmara Municipal da Cachoeira
Decreta:
Art. 1º.- Fica a Prefeitura Municipal da Cachoeira autorizada a doar ao Rotary Club de Cachoeira/São Félix a área do terreno pertencente a esta municipalidade, onde se encontram as ruínas dos prédios números 6 e 8, na Rua Prisco Paraíso, para construção de sua sede própria e de uma escola.
Art. 2º. -Na escritura de doação deverá constar o prazo para início e término da construção a que se refere o artigo 1º., à ad terno ao prefeito, importando o seu descumprimento no cancelamento da presente documento.
Art. 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.
Mesa da Câmara Municipal da Cachoeira
16 de abril de 1963
Reynaldo Paulino Santos
Edgard Teixeira Rocha
Ariston Mascarenhas
Gilvandro Soares da Cruz
Fac simili



Homenagem Póstuma
Ao saudoso companheiro rotariano Francisco José de Mello

Rotariano:
O Rotary Club Cachoeira/São Felix, ao completar 74 anos de fundado, tendo em vista quanto significou o saudoso rotariano, escritor Francisco José de Mello, para o Rotary e para a comunidade cachoeirana, região e para a Bahia, rende-lhe homenagem, destacando o seu nome, entre os que mais se dedicaram às causas sociais instruídas pelo Rotary International. Escritor, cronista e historiador, com diversos livros lançados, Francisco José de Mello honrou a Cachoeira com sua obra e com sua vida. Ingressou no Rotary, logo após a fundação, e se tornou um dos mais destacados rotarianos do distrito rotário.
Maçom: 
Foi maçom de destaque, iniciado, elevado e exaltado ao grau de Mestre Maçom na Loja Caridade e Segredo. A sua iniciação data  de27 de outubro de 1947, quando a referida unidade maçônica integrava a obediência do Grande Oriente do Brasil. Logo que a centenária Loja Maçônica migrou para a obediência à outra potência, Francisco José de Mello escreveu esclarecida crônica interna para a mencionada unidade maçônica,  pediu placet e se afastou.  O Jornal O Guarany circulou com a notícia do seu falecimento com a seguinte nota com que a filha Patrícia, na cerimônia fúnebre,  leu um poema de autoria do extinto, intitulado Meu Pai, uma referência ao caráter íntegro do maçom: 

O FALECIMENTO DO ESCRITOR FRANCISCO JOSÉ DE MELLO

Aos 94 anos de idade, vítima de labirintite e de sucessivos AVCs, faleceu sexta-feira, às 18h, dia 26/02/2010, no Hospital da Santa Casa de São Félix, o escritor Francisco José de Mello, considerado um dos mais bem informados cronistas da história da Cachoeira. Seu mais recente livro “Crônicas Memoriais” retrata com integral fidelidade como era a vida na Cidade Histórica e Monumento Nacional, no século passado, legado de reconhecido valor para estudiosos e pesquisados da história da Cachoeira. Francisco José de Mello é autor de diversas obras, entre romances, livros históricos, poesias,  nos quais revela pleno domínio de todos os estilos da produção literária. Rotariano de reconhecido destaque, o extinto  recebeu a homenagem cerimonial  do Rotary Club, conduzida pelo presidente, pastor Orlando Ferreira, acompanhado de demais membros do clube, na Igreja da Santa Casa de Misericórdia da Cachoeira, às 10h45min do dia 27/02/2010. Na sequência, sua filha Patrícia Mello leu emocionante poema escrito, há anos, pelo seu pranteado pai em homenagem à sua memória, intitulado Meu Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário