sexta-feira, 11 de março de 2016

Estão abertas as inscrições para Circuito Bahia Experimental em Santo Amaro
 
O projeto Circuito Bahia Experimental – Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical está com inscrições abertas até o dia 16 de março para edição em Santo Amaro. Serão encontros voltados para o intercâmbio e a experimentação musical colocando os participantes em contato diferentes bagagens culturais. A iniciativa foi idealizado pelo músico Thiago Trad e realizado pela Giro Produções Culturais, já tendo acontecido em Salvador e tendo próxima parada em Juazeiro. As oficinas promovem encontros com músicos de diversas linguagens e bagagens musicais. Em Santo Amaro, a oficina acontecerá de 21 a 26 de março, das 14 às 18h, no Teatro Dona Canô.  Para compartilhar a sua experiência artística, foi convidado Roberto Mendes, que fará um bate papo sobre sua trajetória, mas também estratégias criativas. 

O Circuito Bahia Experimental é inédito e promoverá uma semana de aulas, ministradas por Trad e contando sempre com a presença de uma banda fixa, formada pelos músicos João Mendes (violão/guitarra), Felipe Guedes (baixo), Ivan Sacerdote (sopro) e Mahal Pita (programações). No dia 26 de março, às 19h, uma apresentação musical vai integrar todos os participantes, além de Roberto Mendes numa noite de muita experimentação, mostrando as criações realizadas dentro das oficinas, recebendo um músico convidado.

Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever pelo site: http://www.bahiaexperimental.com/. As oficinas são voltadas para músicos profissionais ou estudantes em nível de formação intermediário. São disponíveis 30 vagas, das quais 10 são destinadas para aulas práticas e 20 para alunos ouvintes.

Economia da Cultura - De acordo com Thiago Trad, o Circuito Bahia Experimental deverá formar até 90 músicos por meio das oficinas, além de envolver 35 profissionais atrelados à cena cultural. “É importante lembrar que iniciativas assim reverberam por todo mercado, envolvendo além do aspecto  formativo, o aspecto de economia da cultura, incluindo produtivamente músicos, fotógrafos, produtores, roadies, designers, comunicadores”.

O projeto visa incentivar e despertar nos participantes novas possibilidades de criação dentro de um contexto de improviso experimental, fomentando, assim, o intercâmbio cultural entre diversos músicos do estado. A expectativa é que os participantes possam compreender de que modo se dão as relações estéticas e os processos de elaboração no encontro entre músicos que se dedicam ao trabalho electro/acústico da improvisação musical.

As oficinas serão ministradas por Thiago Trad, que tem uma trajetória de mais de duas décadas de atuação no cenário musical baiano, a exemplo das bandas Bailinho de Quinta e Cascadura, tendo com esta gravado três premiados discos, e um DVD. Bacharel em Percussão Sinfônica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Trad já realizou centenas de shows Brasil afora, fez parte do Núcleo de Percussão da UFBA, é um dos idealizadores do projeto social Toque Cidadão, integrou o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira (Camaçari) e já se apresentou com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

O Circuito Bahia Experimental – Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical será realizado através do edital AgitAção Cultural - Dinamização em Espaços Culturais da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult).

Oficinas Bahia Experimental - Calendário

21 a 26/03 - Oficina e Show em Santo Amaro, no Teatro Dona Canô (prazo de inscrição até 16 de março)
18 a 23/04 - Oficina e Show em Juazeiro, no Centro Cultural João Gilberto (prazo de inscrição até 11 de abril)
02 a 07/05 - Oficina e Show em Salvador, no Espaço Xisto Bahia (prazo de inscrição 25 de abril)


Maiores informações:
Giro Produções Culturais – 71 3484-8541 (Flávia Santana)
Atendimento à Imprensa  -  Crioula Comunicação (Monica Santana -99118-5501) 


Mônica Santana - (71)9118-5501/3503-5505
Consultoria e Assessoria em Comunicação e Mobilização

Nenhum comentário:

Postar um comentário