Fatos Maçônicos para o dia 03 de janeiro
1859
- Albert Pike eleito Sob.∙. Gr.∙. Com.∙. do SC Jurisdição Sul, USA, em
1859, vindo a reformar e sistematizar os Altos Graus do
R.∙.E.∙.A.∙.A.∙.
1962 - Conta a história que Fidel Castro, o líder da revolução cubana, foi salvo por um amigo maçom, quando estava preso pelas tropas do ditador Fulgêncio Batista.
1962 - Conta a história que Fidel Castro, o líder da revolução cubana, foi salvo por um amigo maçom, quando estava preso pelas tropas do ditador Fulgêncio Batista.
Os pedreiros livres estão espalhados por todo o mundo, nas mais variadas profissões, classes sociais e partidos políticos, a não ser nos Países totalitários. Neste sentido, há uma exceção que confirma a regra da lealdade maçônica. Em Cuba, a Maçonaria funciona livremente desde a revolução, em 1959, mantendo boas relações com o governo de Fidel Castro.Segundo fontes tradicionalistas, baseado neste decreto, Fidel Castro, que instaurou o comunismo em Cuba, foi por isso excomungado no dia 3 de Janeiro de 1962 por João XXIII. Contudo, a excomunhão de Castro é ainda imerso em divergência, em face do caráter francamente diplomático assumido pelo Papa, havendo quem afirme (o que seria corroborado por relatos de seu secretário particular, Loris Capovilla) que este fato nunca teria ocorrido
1964 – Fundada a Loja Porphirio Secca nº 1592 GOB/RJ.
1977 - LOJA MAÇÔNICA LUZ DE BRODOWSKI 072, totalmente tomada pelos irmãos, cunhadas e convidados, realizou Sessão Magna Pública comemorativa ao DIA DO MAÇOM. Dentro do programa, a Loja descerrou placa comemorativa homenageando o Ir.´. JOSÉ LUIZ SELEGHIM, falecido em 03 de janeiro de 1.977, dando o seu nome à sala de recepção. A placa foi descerrada pela cunhada Terezinha Lobo Seleghim, bastante emocionada pelo reconhecimento da Loja que eternizava assim o nome do saudoso Irmão que tanto fez pela nossa maçonaria.
1988 – Fundada a Loja Coronel Jorge Teixeira nº 2491 GOB/AM.
Fonte:
Informações prestadas pelo Irmão Mestre Maçom, advogado Adrião Silva de Araújo .'.,
integrante do Tribunal de Justiça Maçônica da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário