domingo, 16 de agosto de 2015

EM CACHOEIRA/BAHIA

Sociedade usa facebook do Jornal O Guarany para cobrar serviços públicos e interagir com o gestor e vereadores


Por Luciano Borges dos Anjos
Borges170671@yahoo.com.br

Até há pouco tempo, o facebook era por mim considerado um meio de comunicação  pouco credível, que uma organização séria   deveria  ter muito cuidado ao  tomá-lo como um dos seus canais de comunicação. Embora perceba que certas pessoas o utilizam como um ponto de  encontro para fofoca, falar   da   vida privada de outras pessoas e de suas também, e para expor  imagens que, na verdade, não interessam a ninguém, é    incontestável a força de interagir que este meio de comunicação alcança, principalmente, quando o assunto é rapidez e precisão.
O facebook pode ser usado de forma séria e responsável, como veículo de informações, de interesse público, ou do público-alvo de uma organização ou pessoa se for particular.
Transformei recentemente a minha página particular, coisa de dois meses atrás, na página de interação do Jornal O Guarany. Em pouco tempo, várias pessoas passaram a fornecer informações sobre prestação de serviços,  cobranças de cunho social,  assim como outras que passaram a ler e a comentar nossas publicações.
Pessoas pedem informações sobre cursos ministrados na cidade, roteiros turísticos, informações sobre eventos, denunciam, reivindicam, protestam, etc.
Comecei a dar crédito a esta ferramenta da   comunicabilidade, dada a possibilidade de no instante em que se publica a informação as pessoas lerem, responderem, ou comentarem, ou ainda fazerem as suas sugestões. Posso sentir a presença das pessoas, suas emoções, e satisfação.
Em Cachoeira, tem sido o facebok uma das ferramentas utilizadas   diariamente para cobrar ações  e interagir com os políticos. A sociedade cachoeirana tem acompanhado essa nova modalidade e vem utilizando cada vez mais essa forma de cobrança.
Após postagem do Jornal O Guarany, a moradora M.D disse: Participei da última reunião lá na A Cidadã com a FCA, não lembro quem foi, mas disseram que as tintas estavam lá na Secretaria de Obras mesmo. E o pessoal da FCA disse que acompanharia melhor a manutenção da Ponte e a reforma da Estação Ferroviária.  A resposta foi automática por parte do vereador Bulau, que afirmou: "Bom dia, M.D, segundo informações só existem 20 latões. Entretanto a doação  se deu em 120. Estou acompanhado essa situação."
Há algum tempo moradores do Loteamento Nova Esperança solicitavam serviços de melhorias na mencionada localidade, através de postagens do líder comunitário Joca do Taxi. A resposta veio recentemente, quando o secretario de Obras, Fábio Coqueiro Dial, visitou o local e sinalizou possibilidades de realizar algumas ações. Por sua vez, Joca do Taxi, utilizou a mesma ferramenta de reivindicação, para agradecer ao secretário.
Acredito  que as reclamações feitas através do  Facebook deixam os problemas da cidade mais visíveis, mas, por outro lado,  agilizam  soluções.
Um pedido feito pela rede social tem o mesmo peso de um protocolado na prefeitura, às vezes, maior.
O Facebook  deixou de ser um meio apenas de divulgação, para se tornar um canal legítimo e apropriado para prestação de serviços.
A tendência é de as redes sociais potencializarem a participação popular, como ocorreu nas manifestações do ano passado.
Cabe aos órgãos  públicos lidarem com isso da forma mais  transparente possível. Se as redes sociais forem bem utilizadas, todos sairão ganhando.

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