quarta-feira, 24 de junho de 2015

Polícia desarticula organização que fraudava o INSS em quatro Estados


A Polícia Federal (PF) desarticulou nesta terça-feira (23) uma organização criminosa suspeita de fraudar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Distrito Federal e nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Alagoas. 

A ação, realizada em conjunto com o Ministério da Previdência Social e o Ministério Público Federal, impediu um prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 170 milhões, segundo a PF.

Durante a operação Lapa da Pedra, foram presas temporariamente quatro pessoas e cumpridos 70 mandados de condução coercitiva e 78 de busca e apreensão, nas cidades goianas de Formosa e Goiânia; Palmas, no Tocantins; Maceió, em Alagoas; Uberlândia e Buritis, em Minas Gerais; além do Distrito Federal.

De acordo com a PF, várias pessoas também serão submetidas à nova perícia médica para identificar se houve fraude na concessão de benefícios do INSS.

Grupo pode atuar há 10 anos
Segundo as investigações, o grupo contava com apoio de servidores públicos da Previdência Social e pode estar agindo há mais de dez anos. 

Eles fraudavam benefícios urbanos e rurais a partir da inclusão de dados falsos em sistemas previdenciários, possibilitando a concessão de benefícios a quem não tinha direito.

"Na área rural, [os suspeitos] concediam benefícios, por vezes, com auxílio de declarações falsas do Sindicato Rural local. Todo o esquema criminoso contava com apoio de despachantes, contadores, empresários, atravessadores junto ao INSS, podendo ter a participação de advogados", diz nota da PF.

Medidas contra quem recebeu benefício com fraude
A Agência da Previdência Social do município goiano de Formosa passará por intervenção administrativa para que seja feita a revisão de todos os trabalhos e concessões de benefícios com suspeita de fraude. 

Se for confirmada a fraude, os beneficiários flagrados terão os benefícios extintos, terão que devolver os valores recebidos indevidamente e estão sujeitos a sanções penais.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação previdenciária, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e organização criminosa.

Fonte: Agência Brasil, em Brasília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário