“O subdimensionamento das calhas existentes no passeio e falta de tubulação de escoamento levaram ao acúmulo de água que escoou por um único ponto, causando o carreamento de material das fundações da mureta. Com isso, a alvenaria não suportou o próprio peso e cedeu”, informou Bruno no relatório.
A própria comunidade colocou lona sobre o local para cobrir o terreno, o que evitará novo carreamento de material no trecho que ruiu caso as chuvas continuem. “Não há riscos imediatos de novos desmoronamentos nem de desabamento dos imóveis vizinhos em função do ocorrido”, destacou o coordenador técnico do Iphan.
Para solucionar o problema e evitar novos deslizamentos, Bruno Tavares sugere a manutenção da lona no local até a realização dos serviços de correção necessários, a revisão do dimensionamento das calhas localizadas no passeio do barracão, bem como instalação de tubulação drenante ao final delas. Além da instalação de calha de recolhimento de água nas bases das muretas de contenção dos passeios, evitando o carreamento de terra em suas bases durante as chuvas.
Fonte: Varela Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário