segunda-feira, 30 de março de 2015

MinC apoia novas ações para o MAB

O Ministro da Cultura (MinC), Juca Ferreira, recebeu na última sexta-feira (26), em Brasília, o novo diretor do Museu de Arte da Bahia (MAB), Pedro Arcanjo, que, após conversa com o ministro, manteve reuniões com diversos setores do ministério. Uma das possibilidades apontadas pelos técnicos do MinC, seria implantação de um 'Pontão de Cultura' no museu, localizado em uma das áreas mais nobres e cobiçadas de Salvador, o Corredor da Vitória.

Pontos de Cultura são projetos financiados pelo MinC visando maior impacto sociocultural nas comunidades. Já os 'pontões' são destinados à gestão e apoio aos Pontos de Cultura já existentes em uma grande região. Os 'pontões' também podem ser de cultura digital para a produção cultural em mídia livre.

O MAB ganhou nova direção desde o último dia 19 (março), dentro de uma política de mudanças na gestão de museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura (SecultBA).

"Os espaços culturais e museus do instituto passarão a ter maior dinamismo e diálogo com parcerias público-privadas, inserção de projetos contemporâneos e redes colaborativas entre experiências museológicas bem-sucedidas, visando a ativar esses equipamentos e buscar mais apropriação desses espaços pela população", explica o diretor geral do IPAC, arquiteto João Carlos.

O IPAC administra igualmente o Museu de Arte Moderna (MAM), o Palacete das Artes, museus no Pelourinho (como Udo Knoff, Abelardo Rodrigues e Tempostal) e no interior da Bahia (como Parque Castro Alves, Recolhimento dos Humildes e Museu do Recôncavo).

SEMANA DE MUSEUS - Além de reuniões com técnicos do MinC sobre Pontos de Cultura, o novo diretor do MAB, Pedro Arcanjo, manteve encontros com a diretoria do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao ministério. O IBRAM presta apoio técnico-institucional e coordena este ano a '13ª Semana de Museus', que acontece em todo o país em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado dia 18 de maio.

"Ainda estamos desenhando novos projetos no MAB, sem esquecer do seu magnífico acervo composto por mobiliário, porcelanas, objetos de arte e pinturas da Escola Baiana, dentre outros itens", diz Pedro Arcanjo. Fundado em 1918, o MAB é o primeiro museu do Estado. No seu acervo destacam-se porcelanas orientais e européias, prataria, ourivesaria, cristais, esculturas religiosas, numismática, desenhos, gravuras, fotografias, cartas, jóias e móveis. Pinturas dos séculos XVIII, XIX e XX completam o rico acervo.

O Ponto de Cultura é a ação prioritária e de articulação do MinC. Em abril de 2010, contabilizou-se 2,5 mil pontos em 1.122 cidades brasileiras. Sobre a política baiana de museus acesse o site www.ipac.ba.gov.br, o blogdimusbahia.wordpress.com/museus-da-bahia. Se informe via Facebooks 'Ipacba Patrimônio' e 'Museus da Bahia', e no Twitter @ipac_ba. Acessewww.palacetedasartes.ba.gov.br e www.mambahia.com, Palacete das Artes (https://www.facebook.com/PalaceteDasArtes?fref=ts) e Museu de Arte (https://www.facebook.com/museudeartedabahia?fref=ts).

Crédito fotos obrigatório: Geraldo Moniz (DRT 1498)

Assessoria de Comunicação - IPAC - em 30.03.2015
Jornalista responsável - Geraldo Moniz (DRT-BA 1498)
(71) 9110-5099, 9922-1743, (71) 3117-6490, 3116-6673 -geraldomoniz.ipac@gmail.com
Facebook: Ipacba Patrimônio, Twitter: @ipac_ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário