quarta-feira, 12 de novembro de 2014



Em Cachoeira/Bahia
 
Registro do falecimento do
ceramista  Pedro de Jesus Santos




Ceramista, portador e de inimitável domínio na arte de produzir figuras com barro, faleceu no dia 09/10/2014, o cachoeirano Pedro de Jesus Santos, artisticamente conhecido como Expedito Artesão.

O extinto deixou numerosa prole, a viúva Dona Letícia e filhos Pedro, Felipe, Paulo, Marilene, Márcia, Florisvaldo, Marciana e João, todos herdaram dele o perfil da arte de moldar artisticamente o barro e cerâmica.

Expedido faleceu na cidade de Dias D´Ávila, onde morava fazia alguns anos,  buscando melhor conforto para sua condição de portador da doença de Chagas, mal que o acompanhava desde sua juventude em Cachoeira,  sua terra natal. Na madrugada do dia 09/10/2014, sentiu-me mal.

Internado no Hospital Dilton  Bispo Santana, em Dias D’Ávila, sofreu bradicardia e na seqüência, parada respiratória, vindo a falecer. Seu corpo foi trasladado para Cachoeira, permaneceu no Velório Municipal, de onde saiu o féretro, com grande acompanhamento em direção ao cemitério local, onde foi sepultado.

Histórico
Expedito Artesão, de família de artistas ceramistas, na qual figurava o famoso Tamba, ambos tiveram e ainda permanecem peças de sua produção, expostas em famosas galerias de arte no mundo, em cidades como Berlim, Paris, Nova York, Londres, só para citar algumas.

A direção do Jornal O Guarany está fazendo levantamento da dados sobre a vida e obra de Expedito Artesão, Tamba e outros integrantes da família, para uma futura reportagem, com que busca contribuir com o registro da memória de valores da arte em Cachoeira.












Nenhum comentário:

Postar um comentário