sábado, 29 de novembro de 2014

LÍNGUA PORTUGUESA

O emprego do Artigo Definido
Por Pedro Borges dos Anjos*

Cidade da Cachoeira ou Cidade de Cachoeira?
Colégio Estadual de Cachoeira ou Colégio Estadual da Cachoeira? Qual é a forma correta?
Repostas:
Cidade da Cachoeira
Colégio Estadual da Cachoeira.

Como introdução ao assunto, escolhi o texto que segue,  adaptação  de destacada passagem da obra “Oração aos Moços,” de Rui Barbosa. “Sócrates, certo dia, numa das suas conversações, que O Primeiro Alcibíades Papauvos nos deixa escutar ainda hoje, dava grande lição de modéstia ao interlocutor, dizendo-lhe, com a costumada lhaneza: "A pior espécie de ignorância é cuidar uma pessoa saber o que não sabe... Tal, meu caro Papauvos, o teu caso. Expressas conceitos opinativos equivocados sobre a língua Portuguesa antes de a teres estudado com profundidade, permanecendo na periferia vernacular, com que produzes teus textos inexpressivos.  E não és tu só o que te vejas nessa condição: é esta mesma a da mor parte dos que se metem em saber o que não sabem. Apenas excetuo exíguo número, e pode ser que, unicamente, Oti,  porque tem cursado os filósofos da linguagem e estudado a língua Lusa com profundidade".

“Vede agora os que intentais exercitar-vos na ciência das leis, e vir a ser seus intérpretes, se de tal jeito é que conceberíeis sabê-las, e executá-las.”
“Pode-se extrair desse trecho a idéia de que para poder exercitar uma ciência, uma língua, ainda mais a Lusitana de Camões, deve-se primeiro estudá-la para depois buscar a sua prática, para evitar expressar raciocínio ridículo, buscando desfigurá-la.

No meio jurídico o estudo é indispensável, sendo necessários anos de dedicação à leitura, escrita, prática, reflexões entre outros...”

No Mérito
Sobre o emprego do Artigo Definido antes dos nomes de cidades

Nos textos jornalísticos, pode-se omitir o artigo definido nos títulos e chamadas, por economia de espaço.

Regras
Nomes de cidades: em geral, não se usa artigo com nomes de cidades e ilhas: Brasília, Buenos Aires, São Paulo, Florianópolis, Ilha Grande. 

Nomes derivados de substantivos comuns, de acidentes geográficos, mantêm o artigo: o Rio de Janeiro, o Porto, o Cairo, a Cachoeira, etc.

Com Recife, o artigo é facultativo. A Secom adota o Recife, no Recife.

A Cachoeira é palavra derivada de substantivo comum, de acidente geográfico - queda d’água - o artigo deve ser mantido.

Pedro Borges dos Anjos, professor,
Editor-Chefe do Jornal O Guarany
E-mail: borgeshalom@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário