quarta-feira, 1 de outubro de 2014

COLUNA CORAGEM VIGIADA
Por Lázaro Gabriel*



"Urge reagir contra posturas irresponsáveis e indignas, geradoras de danos aos cidadãos." "... Em outro nível, entendem não denunciar posturas esdrúxulas, de reconhecida gravidade social, geradoras de danos na vida dos cidadãos, perpetradas por autoridades em diversas esferas dos Poderes.
Refiro-me aos três Poderes  da República: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, este último sobretudo, protegido por poderosa redoma, em cuja súcia tem sobre seu domínio indivíduos sem escrúpulos,  sem compromissos com a honra,  capazes de desencorajar e  de fazer calar suas vítimas. A voz que se levantar para combater posturas dessa natureza passa por constrangimentos e sofre danos de difícil reparação e  de incalculável prejuízo aos seus valores."

*Texto acima foi extraído do discurso proferido pelo Prof. Pedro Borges dos Anjos, na Câmara Municipal da Cachoeira, no dia 25 de Junho, 2014, orador oficial na referida Data Magna da cidade.

DITADURA MILITAR DISFARÇADA
O lugar é assombroso, desumano, escuro e frio! São aproximadamente 6 metros quadrados, um beliche de concreto sem colchão, um buraco no chão onde se faz necessidades básicas. Figuras macabras pintadas nas paredes imundas completam a decoração tenebrosa e monstruosa! Nada se consegue ver, nem o céu, nem o sol, nem nada! Só o que se vê são os rostos do sofrimento, desespero, indignação, revolta, ódio e abandono. Nada se consegue ouvir, apenas o som dos cadeados se trancando, dos choros, dos assustadores gritos dos torturados e o ruído das velhas grades enferrujadas.  De dar arrepios até na alma! O "alimento" é servido como se fossem para animais! O cheiro do lugar é horrível! O fedor das fezes se faz quase sempre presente. Muitas vezes são obrigados a ficar sem banho de água nem de sol! Todo tipo de sofrimento reunido em um lugar tão pequeno e sujo! Os pensamentos também ficam "aprisionados". Não da pra pensar em nada a não ser na liberdade!

Como em todo lugar, lá existem anjos e demônios. Uns poucos filhos de Deus que ajudam a aliviar o martírio e muitos outros miseráveis opressores e desumanos. O "pátio" tem mais ou menos 15 metros quadrados com um buraco de esgoto no meio, por onde entram ratos, baratas e todo tipo de doença. Esse lugar sinistro, injusto e de eficácia duvidosa se chama CADEIA OU PRISÃO! Passar por lá, parece um pesadelo, daqueles dos piores que se possa imaginar! Uma pena que esse sistema funcione tão mal. Quantos deveriam pagar por seus crimes e vivem livres! Quantos outros são vítimas inocentes e indefesas. Então, dentre muitos outros sentimentos e reflexões, o que resta é a indignação!

E tentamos relembrar os tempos da Ditadura Militar, onde cidadãos de bem eram perseguidos, escandalizados, torturados, presos e até mortos injustamente e sem motivos nem provas. E tentaram brincar de destruir, envergonhar, fazer leis e corromper direitos. E tentaram enriquecer e se promover às custas de cidadãos de bem. E tentaram e tentaram mas não conseguiram e nunca conseguirão! Não conseguiram, nem conseguirão porque Deus é mais forte e ajuda o justo! Não conseguiram e nem conseguirão porque ainda existem pessoas do lado do bem, do lado do certo, que trabalham com honra e brio, pessoas que são profissionais idôneos e trabalhadores honestos.

O pior mesmo e altamente preocupante é saber que há por aí à solta e aos montes, pessoas tão ruins, da pior categoria, que levam a vida a difamar, caluniar, pré-julgar e prejudicar o próximo sem mais nem menos! Saber que existem por aí, advogados do diabo, policias despreparados, promotores corruptos e Juízes desalmados!

E como em toda guerra, há o lado do mal, dos operários do Satanás e o lado do bem, o lado dos que estão com Jesus Cristo nosso pai e salvador. E como todos nós já sabemos, o mal nunca vence! Quem tem Deus do lado nunca perde e sempre vence! Pois os que acreditam em Deus, são como os montes de Sião, não se abalam nunca e  duram para sempre!

*Lázaro Gabriel 
é escritor de textos literários e cronista de fatos reais da vida cotidiana.

2 comentários:

  1. Museologia 2014.1 deixou um novo comentário sobre a sua postagem "COLUNA CORAGEM VIGIADAPor Lázaro Gabriel* "Urge ...":

    Uma verdade dura e difícil de engolir

    ResponderExcluir