sábado, 27 de setembro de 2014

Ex-senador Luiz Estevão é preso por falsificação de documento público

(Foto: Estadão Conteúdo) 
(Foto: Estadão Conteúdo)
 
O ex-senador Luiz Estevão foi preso neste sábado em Brasília pela Polícia Federal (PF) por falsificação de documento público. 

Estevão, que foi o primeiro senador cassado da história do Brasil, foi detido em sua residência em Brasília por agentes da PF e imediatamente transferido para São Paulo, onde será enviado a uma prisão na próxima segunda-feira, informaram fontes oficiais.

A detenção aconteceu um dia depois que o Supremo Tribunal Federal rejeitou um recurso apresentado pelos defensores do empresário no processo por falsificação de documentos pelo qual foi condenado.

Leia também:
Delúbio é autorizado por STF a cumprir pena em casa
Polícia Federal tenta há sete meses ouvir Lula

A máxima corte determinou que Estevão comece a cumprir imediatamente a pena de 3 anos e 6 meses de prisão por ter alterado os livros de contabilidade de uma construtora de sua propriedade para justificar o desvio de recursos em um contrato para construir a sede do Tribunal Regional de Trabalho de São Paulo.

Estevão foi acusado de fazer parte de uma rede de corrupção que desde 1994 até 1999 se apropriou de R$ 169 milhões que estavam destinados à construção de uma nova sede desse tribunal.

Após ser acusado formalmente pelas corrupções detectadas em São Paulo, foi cassado em 28 de junho do ano 2000, data que entrou para a história por ser a primeira vez na qual um senador perdeu o cargo por corrupção desde que o Senado foi constituído em 1826.

Os advogados do empresário, que também recorre perante a Justiça a uma pena de 36 de prisão em outro processo por corrupção, alegavam que a condenação por falsificação de documentos já estava prescrita.

A máxima corte rejeitou a alegação e pediu sua detenção após concluir que Estevão não tem direito a novos recursos.

O empresário iniciou sua carreira política em 1994, quando foi eleito membro da câmara Legislativa do Distrito Federal de Brasília, e quatro anos depois conseguiu uma cadeira no Senado, em representação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Estevão é dono de um conglomerado de empresas da área da construção que operam, sobretudo, em Brasília e é considerado um dos homens mais ricos do país.

Em um acordo com a Justiça para reduzir sua pena por corrupção, o ex-senador se comprometeu em 2012 a devolver ao Estado a soma de R$ 468 milhões de recursos públicos desviados e depositados no exterior.

Trata-se da maior soma de dinheiro público recuperado pelo Estado em suas operações de combate à corrupção. 

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário