quarta-feira, 23 de julho de 2014

Escritor Ariano Suassuna morre aos 87 anos em Pernambuco

O escritor Ariano Suassuna, autor de livros como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca", morreu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda-feira no Real Hospital Português de Recife, após sofrer um AVC hemorrágico.

Leia também:

Segundo boletim médico assinado pela neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco e divulgado na manhã de ontem, informou que Suasssuna foi submetido nesta segunda-feira, 21, a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada pelo AVC hemorrágico. Em agosto do ano passado, ele sofreu um infarto do miocárdio e um aneurisma cerebral.

Autor de obras como "O Auto da Compadecida", "Uma mulher vestida de sol" e "Romance da Pedra do Reino", Ariano Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, na década de 1970 - arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina em todas as áreas música, dança, artes plásticas. 

Suassuna foi secretário estadual de Cultura no período 1994-1998, durante o governo de Miguel Arraes (1916-2005) e assumiu o mesmo cargo, como secretário especial no primeiro mandato do governo Eduardo Campos (PSB), neto de Arraes, em 2007. Seu foco sempre foi o da valorização da cultura popular, posicionando-se também contra qualquer estrangeirismo da língua portuguesa.

Engajado na campanha presidencial de Campos, esteve presente no lançamento da sua candidatura em Brasília e participou, no dia sete, de um encontro da militância do candidato, no Paço Alfândega, no Recife.

Em três semanas, é o terceiro acadêmico a morrer. No dia 3 foi Ivan Junqueira. Em seguida, João Ubaldo Ribeiro, na sexta passada.

Com informações de O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário