sábado, 28 de junho de 2014

NA BAHIA

CACHOEIRA BUSCA RESGATAR O PODER POLÍTICO QUE JÁ TEVE NUM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE, ELEGENDO O EX-PREFEITO TATO PEREIRA DEPUTADO ESTADUAL, NAS ELEIÇÕES DESTE ANO


Saudosos homens públicos, Augusto Públio Pereira, Raimundo Rocha Pires e Edvaldo Brandão Correia,  lembrados como fortes expressões da política cachoeirana em um passado recente


Deputado Augusto Públio
No passado não muito distante, Cachoeira teve representatividade legítima na Assembléia Legislativa da Bahia e na Câmara Federal. Muitos, os que integram a faixa etária da terceira idade,  ainda lembram,  e guardam na memória a figura simpática e acolhedora do saudoso deputado Augusto Públio Pereira, político de reconhecida expressão, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Sempre residiu na sua cidade natal  mesmo quando foi eleito para a Assembléia Estadual Constituinte de 1935. Com o fim do Estado Novo, o Dr. Augusto Públio ingressou no Partido Social Democrático-PSD, sendo novamente eleito deputado para a Assembléia Constituinte de 1947 e reeleito para a 2ª. legislatura, de 1951-1954. O deputado Augusto Públio foi presidente da Assembléia Legislativa da Bahia durante três períodos sucessivos, em 1952, 1953, 1954. Em 1954, foi eleito deputado federal, pela legenda da Coligação Baiana, composta pelo Partido Social Democrático-PSD, Partido da Representação Popular-PRP e o Partido Libertador-PL, votação considerada uma das mais expressivas do Estado. Augusto Públio construiu uma política de reconhecimento e de união de valores da Cachoeira, repercutindo grandemente no crescimento e na prosperidade desta comunidade. Foi um dos fundadores do Rotary Club Cachoeira/São Félix,  do qual foi presidente sucessivas vezes. Em 1958, Públio candidatou-se à reeleição para deputado federal, ficando na 1ª. suplência, pela legenda da Aliança Democrática Popular, formada pelo PSD e PRP. O ilustre cachoeirano Augusto Públio retornou à Câmara Federal, no dia 29 de agosto de 1960, em substituição a Miguel Calmon Du Pin e Almeida. Nesse mesmo ano, exatamente o dia 26 de novembro de 1960, o deputado federal Augusto Públio faleceu vítima de incontrolável enfermidade, aos 53 anos de idade.


Deputado Pirinho
Sucedeu Augusto Públio na representatividade política da Cachoeira, junto aos Poderes Executivo e Legislativo do Estado, os deputados cachoeiranos Raimundo Rocha Pires (Pirinho, sanfelixta/cachoeirano) e Edvaldo Brandão Correia, ambos com destacada atuação no município e na região. Pirinho e Edvaldo Brandão Correia foram eleitos deputado durante cinco legislaturas consecutivas. No governo do Prof. Roberto Santos, Edvaldo Brandão foi o vice-governador. Pirinho e Edvaldo Brandão Correia tinham residências em Cachoeira e grupos políticos bem definidos,  com os quais se reuniam, todo fim de semana na residência de aliados considerados valores da comunidade, para tomada de decisões, estabelecimento de metas, para a indicação de seguidores a serem nomeados para cargos de confiança. Ambos foram reconhecidamente fortes políticos de renome na região. Os grupos políticos liderados pelos saudosos deputados Raimundo Rocha Pires e Edvaldo Brandão Correio tinham a aprovação da população quase em igualdade de preferências. Um e outro faleceram muito cedo: Pirinho aos 60 anos e Edvaldo Brandão, 62. Ambos foram acometidos de males que ultrapassaram o controle da ciência Médica. Pirinho morreu de repente, no dia 12 de janeiro de 1991, vítima de um colapso cardíaco tão forte que não lhe permitiu a menor restauração de seus sinais vitais. 



Deputado Edwaldo Brandão
As lideranças políticas da Cachoeira, após o passamento dos saudosos Augusto Públio Pereira, Raimundo Rocha Pires e Edvaldo Brandão Correia, em sucessivas eleições, passaram a recomendar ao eleitorado, para deputado estadual e federal, candidatos  sem quaisquer vínculos com a municipalidade, tão estranhos, que dificilmente os eleitores recordam-se de seus nomes, com raras exceções.


Ex-prefeito Tato Pereira
Urge que agora, em 2014, tantos anos depois do falecimento dos ex-deputados mencionados, as diversas lideranças que integram os segmentos da sociedade local e que comandam o fluxo de desenvolvimento desta histórica comunidade, estejam em consonância com a vontade do povo, com a sua história, com a maioria dos eleitores de sua terra, unindo-se àquele que mais incorpora o perfil de um deputado estadual, para representar os interesses da Cachoeira, São Félix e região, nas esferas mais elevadas dos Poderes, em cujo cenário, está o ex-prefeito Tato Pereira que concorre ao mandato de deputado estadual no pleito deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário