Quem foi a
mulher que casou com Caim, já que só existiam Adão, Eva e Caim? (Abel já tinha
sido morto).
Caro leitor,
essa pergunta costuma deixar muitas pessoas em dúvida. Alguns afirmam que esta
questão prova que a Bíblia contém erros. No entanto, como demonstrarei a
seguir, a Bíblia nos indica uma resposta bastante satisfatória a essa pergunta.
Vejamos: A primeira consideração a se fazer é a respeito de um versículo que
nos mostra que Adão e Eva não tiveram apenas filhos homens, mas também filhas. “Depois
que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas.” (Gn 5.
4). É importante observar a ênfase do texto no plural “filhos e filhas”.
A Bíblia
normalmente foca suas narrativas nos principais personagens da história ou
naqueles que tiveram alguma participação efetiva e importante naquilo que ela
quis mostrar. Assim, a narrativa de Gênesis é um resumo e não a totalidade dos
fatos. Não encontramos, por exemplo, as *genealogias de todos os filhos e
filhas de Adão e Eva, mas somente de Caim e Sete (Gn 4. 17-24; Gn 5. 1-32). Os
outros “filhos e filhas” existiram, mas não foram incluídos na narrativa
bíblica.
Outra coisa
a se considerar é que os filhos e filhas de Adão e Eva foram crescendo e
multiplicando-se. Não ficaram estacionados debaixo da “barra-da-saia” de Eva.
Eles tinham a missão de cumprir a palavra de Deus dada aos seus pais. “E Deus
os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e
sujeitai-a…” (Gn 1. 28).
Observe como
Caim, após ter matado seu irmão Abel, fica preocupado em ser encontrado por
“alguém” que lhe poderia fazer alguma mal: “Eis que hoje me lanças da face da
terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela
terra; quem comigo se encontrar me matará.” (Gn 4. 14). Caim demonstra por essa
fala que já havia certo número de seus parentes espalhados pela região. E fica
receoso de sofrer uma vingança. Observe também que Deus colocou “um sinal em
Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse.” (Gn 4. 15).
Isso demonstra que a terra a essa altura já tinha um bom número de pessoas,
todas vindas de Adão e Eva e de seus filhos e filhas. Se não houvesse mais
ninguém na terra além de seus pais, por que Caim estaria preocupado e por que
Deus colocaria esse sinal nele? Podemos então inferir: Se Caim poderia
encontrar com alguém que o pudesse matar, por que não poderia encontrar-se
também com uma mulher que viesse a se casar com ele? Assim, o texto bíblico nos
explica que a mulher de Caim não é uma invenção ou um erro da Bíblia, mas que
ela de fato existiu.
GÊNESIS 4:17 - Como foi que
Caim conseguiu uma esposa?
PROBLEMA: Não havia mulheres com quem
Caim se casasse. Havia apenas Adão, Eva (4:1) e seu irmão morto, Abel
(4:8). Contudo, a Bíblia diz que Caim casou-se e teve filhos.
SOLUÇÃO: Caim casou-se com
uma irmã (ou talvez com uma sobrinha).
A Bíblia diz que Adão "teve filhos e filhas"
(Gn 5:4). Com efeito, como Adão viveu 930 anos (Gn 5:5), ele teve
muito tempo para ter muitos filhos e filhas! Caim pode ter se casado com
uma de suas muitas irmãs ou, quem sabe, com uma sobrinha, se quando se
casou seus irmãos e irmãs já tivessem filhas crescidas. Neste caso, obviamente, um de
seus irmãos teria se casado com uma irmã.
GÊNESIS 4:17- Como Caim pôde casar-se com
uma mulher de seu parentesco, sem cometer incesto?
PROBLEMA: Se Caim casou-se com
uma irmã, isso é incesto, o que a Bíblia condena (Lv 18:6). Além disso, casamentos incestuosos
com freqüência geram filhos geneticamente defeituosos.
SOLUÇÃO: Em primeiro
lugar, não havia imperfeições genéticas no começo da
raça humana. Deus criou um homem (Adão) geneticamente perfeito (Gn 1:27).
Os defeitos genéticos resultaram da queda
e somente ocorreram com o passar de longos períodos de tempo. Em segundo lugar,
nos dias de Caim não havia mandamento de Deus para que
não se casassem com um parente próximo. Este mandamento (Lv 18) veio
milhares de anos depois, nos dias de
Moisés (cerca de 1500 a.C). Finalmente,
já que a raça humana começou com um casal único (Adão e Eva), Caim
não teria com quem se casar, a não ser com alguém de parentesco bem próximo, do sexo feminino (uma irmã ou sobrinha).
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