quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EM CACHOEIRA/BAHIA



Imóvel sede do antigo 
Sindicato da Indústria do Fumo será reformado
Iphan faz acordo com ocupantes

Antiga sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo em Cachoeira será reformado e com espaços destinados ao Memorial  Cultural da Instituição e  Refeitório  para estudantes da UFRB,  assegurando a permanência  dos  atuais ocupantes

Amplo solar, cuja construção data do inicio da primeira metade do século passado, ocupado por empreendedores da comunidade com objetivos comerciais e até residenciais, de forma pacífica, passará por integral reforma sob a responsabilidade do IPHAN e UFRB, preservando os mencionados empreendedores nos espaços que ocupam, no andar térreo,  a exemplo do tradicional Solis Bar, da Casa Moura Pinto de Peças de Veículos e o empreendimento  do empresário José Alberto da Silva Matozão, que transaciona com mercadorias, brinquedos e papelaria em geral. 

A Ordem de Serviço
O Iphan, através da Ordem de Serviço assinada pelo Dr. Bruno Cesar Sampaio Tavares, superintendente substituto, autoriza a Empresa CLM ENGENHARIA LTDA, a iniciar as obras de escoramento e consolidação no casarão.

Nos andares superiores serão projetados o Salão Memorial da Indústria do Fumo, com amplo histórico sobre a antiga Fábrica Leit’Alves e Suerdieck, suas antigas operárias, destacando entre as remanescentes, dona Dalva Damiana, líder do Grupo Cultural Samba de Roda Suerdieck. Também, no andar superior, será instalado amplo refeitório destinado a universitários do CAHL da UFRB.

À exceção de invasores que comprovadamente ocuparam os espaços no referido solar sem objetivos definidos e sem cuidar da preservação dos espaços ocupados no imóvel, o IPHAN promoveu judicialmente a desocupação, permanecendo apenas os empreendedores em atividade, a exemplo do empreendimento do empresário Matozão e o do Solis Bar, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, cujo empreendimento marcou época  por todo o período de atividade das fábricas, com o seu fundador, o saudoso Domingos Miraldo Costa. O Solis Bar prossegue com sua atividade no mesmo local, como que cumprindo predestinada missão.
 
Imóvel de amplas dimensões: andar térreo, 2º. pavimento e ainda havia um 3º. pavimento, de onde se tinha uma das vistas mais privilegiadas da cidade. O imóvel sofreu várias desfigurações, inclusive, recentemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário