sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Há mil candidatos para colonizar Marte

Empresa holandesa vai selecionar, em várias fases, os 24 potenciais colonos, repartidos em seis grupos de quatro pessoas. 
 
Cerca de mil pessoas foram pré-selecionadas para participar num grupo de eventuais primeiros colonos do planeta Marte em 2025, segundo a empresa Mars One. 

Mais de 200.000 pessoas de 140 países inscreveram-se para fazer parte desta primeira vaga de colonização, e 1.058 passaram à segunda fase de seleção, indicou a empresa holandesa em comunicado.

O projecto Mars One, que pretende financiar a simples ida para o planeta vermelho, nomeadamente para emissões de televisão, conta com muitos cépticos, apesar do apoio do holandês Gerard 't Hoofd, prêmio Nobel da Física 1999.

A empresa vai seleccionar, em várias fases, os 24 potenciais colonos, repartidos em seis grupos de quatro pessoas. Estes selecionados devem passar diversas séries de testes físicos, médicos e mentais, e participar em simulações, nomeadamente em grupo, com um particular interesse pelas suas capacidades físicas e emocionais.

A empresa tinha anunciado em dezembro ter assinado um contrato de 250.000 dólares com a Lockheed Martin Space Systems, a divisão espacial do grupo de defesa norte-americano, para estudar o "conceito" de um engenho de aterragem. Este engenho deve em primeiro lugar ser enviado vazio para o planeta vermelho em 2018.

Os astronautas, além de não poderem regressar à Terra, devem viver em pequenos habitats, encontrar água, produzir o seu oxigênio e cultivar os seus próprios alimentos.

Até agora, só houve missões robóticas a Marte, todas levadas a cabo com êxito pela NASA. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário