terça-feira, 18 de junho de 2013

EM CACHOEIRA/BAHIA


Poeta Damário Dacruz tem obra imortalizada em site
O lançamento aconteceu no sábado (15), no Pouso da Palavra, em Cachoeira


Conhecido como “Fotógrafo da Poesia”, Damário Dacruz dedicou 40 anos à arte de versar e registrar a vida em poemas e cliques. 

Falecido em 2010, deixou de legado quatro livros publicados, 500 poemas e mais de 30 posters-poemas que, agora, com o lançamento do www.damariodacruz.com.br, estão à disposição do público.

O site foi oficialmente apresentado no sábado (15), no Pouso da Palavra, em Cachoeira. Regado a samba e poesia, o evento reuniu fãs, amigos, admiradores e artistas das diversas vertentes nesta homenagem póstuma ao poeta. Entre as atrações culturais que passaram pelo Pouso na noite festiva, o grupo Esmola Cantada, a Banda do Tio Maruzo e a vernissage da exposição “Xangô Menino”. 

“O Pouso da Palavra fez jus ao que sempre propôs Damário: reunir a legítima arte do Recôncavo, valorizando as raízes locais em clima de muita alegria!”, comemorou a produtora da Baluart, Fernanda Félix. A empresa, em parceria com o Instituto Damário Dacruz, fundado em dezembro, é responsável pela concretização de todo o projeto do site, financiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Demanda Espontânea.

O trabalho de garimpagem da vida e obra de Damário resultou ainda na descoberta de poemas inéditos e fotografias nunca publicadas. “Temos planos de lançar uma obra só com inéditos”, revelou a produtora e sócia da Baluart, Lívia Cunha.

Enquanto os inéditos não caem nas graças do público, vale a pena acessar o site e navegar pela vasta obra já publicada de Damário Dacruz, incluindo preciosidades como foto-poemas e cartazes, que estamparam galerias ao redor do mundo. E, para os mais curiosos, basta uma visita ao Pouso da Palavra para ter acesso ao seu mundo particular. No sobrado de mobiliário colonial, fundado pelo próprio Damário nos anos 90, o visitante pode se debruçar sobre toda sua obra, devidamente recuperada e catalogada, entre rabiscos originais, recortes de jornal e anotações pessoais, que trazem à tona um pouco do processo criativo deste grande artista baiano.

Ponto de Leitura – Contemplado pelo Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, o Pouso da Palavra também passa a funcionar como Ponto de Leitura, equipado para receber as iniciativas artísticas e literárias da comunidade e, consequentemente, honrando o propósito de Damário ao fundar o espaço; de servir de palco às diversas manifestações culturais da região. O Programa ainda prevê a aquisição de novos títulos para a biblioteca do Pouso, entre obras da literatura infanto-juvenil e de poetas brasileiros e latino-americanos, que serão disponibilizados ao público gratuitamente. 

Contatos Baluart
Lívia Cunha – (71) 9961-3560
Fernanda Félix – (71) 9988-1298

--
Camila Jasmin
Assessoria de Comunicação
(71) 9104-8435

Nenhum comentário:

Postar um comentário