quinta-feira, 30 de maio de 2013

ESCADA/PERNAMBUCO

Prof. Adilson Gomes da Silva,
o mais novo membro da Academia Escadense de Letras


Em concorrida solenidade, realizada no dia 24/05/2013, na cidade de Escada, estado de Pernambuco, tomou posse como membro da Academia Escadense de Letras, o Prof. Adilson Gomes da Silva,  para ocupar a cadeira Jorge Amado No. 43, criada recentemente. Prof. Adilson Gomes da Silva teve o seu nome aprovado por unanimidade do Conselho da Instituição, para integrar o quadro de sócios da mencionada Academia. Na cerimônia de posse o novo acadêmico pronunciou o discurso que segue:

Ilmº  Sr. Prof. Dr. Waldyr Siqueira,  muito digno presidente desta conceituada  Academia  de Letras, simultaneamente desta memorável  Sessão Solene;
Ilmª Sra. Acadêmica Terezinha Melo, diretora financeira, em nome da qual saudo os nobres acadêmicos.
Ilmª  Sra. Suely  Telma Vieira Costa, em nome da qual cumprimento todos os membros que hoje tomam posse;
Caros Jovens Intelectuais: Alex, Laís, Marcos e Rafael, em cujos nomes saúdo a juventude vibrante e altaneira de ESCADA;
Exmº Sr. Dr. Sanclair Vieira Costa, muito digno vice-prefeito de Moreno;
Exmºs. Srs. secretários municipais da Cultura, de Governo e da Ação Social de Escada, aqui presentes; Exmºs Srs. Edis;
Saudo o povo da minha terra, a Bahia, da minha Cachoeira, cidade Heróica e Monumento Nacional, na pessoa da minha esposa Maria de Fátima Dias da Silva, aqui presente.
Demais membros desta mesa; Minhas Senhoras. Meus Senhores:

Sempre que tenho necessidade de usar da palavra, gosto de corroborar que reconheço não possuir dotes para oratória, todavia, neste dia que considero o mais importante de toda minha historiografia, não poderia deixar de expressar algumas parcas palavras.

Que estas palavras iniciais sejam de agradecimentos  a Deus por me permitir  estar aqui  e agora nesta Augusta  Casa da História, da Cultura, da Educação e das Letras de Escada.  Agradeço ao Conselho Acadêmico pela aprovação do meu humílimo nome e o faço em nome do preclaro Presidente grande amigo Waldyr Siqueira.
Rendo neste instante as minhas homenagens póstumas ao saudoso e querido amigo Dr.  Sebastião Heber Vieira Costa, filho querido da gleba pernambucana, que em terras baianas brilhou com muito esmero como Padre, Professor, Antropólogo  e sobretudo como Escritor, que tão bem registrou em dez anos, quase dez livros na Bahia. A sua amizade, da sua família, principalmente, sua genitora D.Sebastiana, Nossa querida D. Nenzinha, aqui presente, que  tão bem nos acolhe quando estamos nestas paragens, deu ricos frutos, ricos laços a exemplo do nobre Presidente desta Academia, do Prof. Valder Sávio, Dr. José Luís Minduca e tantos outros nomes que dignificam esta terra.   Ter hoje seu nome contemplado como Patrono de uma cadeira nesta rica Academia, é uma homenagem impar que se presta a um filho ilustre.
Minhas Senhoras e meus Senhores, ocupar neste dia uma cadeira como Sócio Correspondente desta Augusta Academia de Letras, receber Diploma e a Comenda Tobias Barreto, nesta Memorável Sessão, ratifico ser sem sombra de dúvidas o maior dia da minha vida. A responsabilidade de ter como Patrono o grande Escritor baiano JORGE AMADO, que não só na Bahia, no Nordeste, no Brasil, soube tão bem escrever e descrever a cultura do povo, como até no mundo.
O AMADO JORGE costumava dizer que uma História se conta, não se explica. Do mesmo modo, como historiador, ouso afirmar que pela extensão e pela pluralidade dos temas abordados, torna-se difícil em pouco tempo verbalizarmos sobre a riqueza da vida e da obra do nosso Amado. A linguagem de Jorge se desenvolve a partir dos assuntos abordados em seus livros. Fica difícil ainda, em pouco tempo falar em linguagem coloquial do baiano, quando sabemos que os livros que abordam os costumes da cidade do Salvador ou cidade da Bahia, como se costumava dizer à época em que os livros foram escritos. Nos seus livros, Jorge Amado sempre usou temas universais como: Amor, Cultura, Vida, Morte, Dor, Prazer, Mulher, Homem, Fé, Natureza, Jorge Amado soube  bem criar e recriar a Bahia nos seus romances, sem deixar de ser também fruto de uma sensibilidade permanentemente antenada com a realidade que se projeta além do tempo e das circunstâncias.

Pela exiguidade do tempo, esperamos num futura muito próximo falar desse Jorge que viveu intensamente todas as etapas de sua vida e por ser uma pessoa atuante em vários campos, teve esta atuação amplamente documentada, como atestam os vários documentos guardados na Fundação que tem o seu nome lá no Pelourinho. Sempre Jorge contou com sua companheira Zélia Gattai, com quem conviveu por mais de 50 anos, que se dedicou a fotografia em todos os ângulos possíveis, tanto nos momentos de importância histórica e atuação profissional como nos momentos de descontração familiar, como podemos ver no Catalogo Fotográfico de Zélia Gattai, em que, em mais de 300 páginas estão representados esses momentos. 

Parabenizo  o povo de  Escada por  comemorar hoje  seus 140 anos de  Emancipação Política;
Parabenizo simultaneamente a AELE pelos seus 03 anos de fundação, alicerçados pela Cultura e pela Poesia desta terra.

Por fim, concluo esta modesta oração me colocando a disposição para juntos  continuarmos desenvolvendo  as  potencialidades  da  Academia de Letras Escadense,  ratificando  os meus reiterados  agradecimentos  a  todos.


Muito AXÉ!

Muito Obrigado

ADILSON  GOMES  DA  SILVA

   


2 comentários:

  1. Felicitamos a diretoria do jornal o Guarany on line pelo registro.

    Congratulações ao mais novo Acadêmico da Academia de Letras de Escada, o professor Adilson Gomes da Silva, filho ilustre da nossa Cachoeira, cidade Heróica e Monumento Nacional, merecedor de tão significativa indicação, por seus méritos, como professor e gestor de escolas, cumpridor de suas obrigações e zelo pela coisa pública. uma pessoa abnegada de origem simples e humilde, tendo se destacado por sua responsabilidade e aplicação nas coisas que lhe foram confiadas, destaca-se, suas qualidades como professor e diretor nos Colégios: Edvaldo Brandão Correia, em Cachoeira, Renan Baleeiro e Ursula Catarino na capital Salvador, além de outros feitos na arte de educar, tendo sido secretário municipal da Educação em Cachoeira, foi eficiente dinâmico e operoso em suas decisões para o bem da educação e formação de valores, atuando com pulso forte e transparência, um promotor e formador de paradigmas, respeitado por seus pares, alunos e pais; homem simples de agenda cheia para atender a seus milhares de ex alunos que lhe prestam gratidão.
    Registramos nossos parabéns por mais esta notável e justa indicação como membro da Academia de Letras de Escada.

    Carlos e Jane

    ResponderExcluir
  2. Não foi somente no passado que Cachoeira teve filhos ilustres. Há muitos cachoeiranos ilustres atualmente, mas as autoridades de Cachoeira preferem reconhecer e homenagear os de fora. Até chegam a dar Título de Cidadão para que forasteiros possam ser oradores nas datas mais importantes da cidade, como o 13 de março e o 25 de junho. O ilustre cachoeirano Teixeira de Freitas foi muito mais reconhecido e homenageado em outras terras do que aqui. A homenagem ao nome dele em sua terra natal só aconteceu depois que ele morreu. É vergonhoso que se dê título de cidadania a autoridades que não se relacionem bem, que falem mal do povo de Cachoeira, que se referem aos cachoeiranos com desprezo, como fazia o ex-presidente do IPHAN - este recebeu o título de Cidadão Cachoeirano, e, veja:"por inestimáveis serviços prestados à Cachoeira". É de arrepiar!

    Parabenizo o Prof. Adilson Gomes da Silva pela sua investidura como membro da Academia Escadense de Letras, em Pernambuco. Muito sucesso!



    ResponderExcluir