segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Exame de sangue permite saber quando uma pessoa morrerá


exame de sangue Exame de sangue permite saber quando uma pessoa morrerá 
Foi descoberto um método para saber com precisão a duração de vida de uma pessoa a partir de uma análise sanguínea.
Segundo o site RT Sepa Más, um grupo de cientistas britânicos descobriu um método para calcular o dia da morte com precisão a partir de um simples exame de sangue.
O método, que foi testado com êxito em aves silvestres, consiste em um simples exame de sangue que permite medir a duração da vida nas regiões do DNA localizadas nas extremidades dos cromossomas ou telômeros.
Os telômeros atuam como relógios internos do organismo e fornecem uma estimativa precisa da idade biológica de uma pessoa, muito mais precisa do que a idade real ou cronológica, calculando o envelhecimento e os anos que restam de vida, quando a morte é ocorrida por causas naturais.
“Temos descoberto que em qualquer idade o tamanho telômetros podem prever uma morte iminente. Os telômetros curtos ou com redução drásticas de seu comprimento é um sinal preciso de que a ave tinha uma expectativa de vida de menos de um ano”, disse o autor do estudo, David Richardson, da Universidade East Anglia.
Os cientistas afirmam que esta descoberta será útil também para conhecer e evitar na medida em que possíveis fatores ambientais que aceleram o envelhecimento e que estão principalmente associados ao estresse e ao estilo de vida sedentária. Alem disso, estas informações podem ser vitais para prevenir riscos de morte prematura por doenças vinculadas ao envelhecimento, como é o caso cardiovasculares e cânceres.
Os resultados do estudo foram publicados na revista cientifica “Molecular Ecology”,e pelo menos uma empresa britânica já anunciou o seu interesse em comercializar o método nos próximos meses, de tal forma que possa oferecer uma ‘analise de envelhecimento’ a todo aquele que estiver interessado em conhecer sua idade biológica por aproximadamente 500 euros.

Portal Padom

Nenhum comentário:

Postar um comentário