sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Jornalista Robson Motta do Val visita a atual 
sede do Jornal O Guarany 

O jornalista Robson Motta do Val, trineto do saudoso cachoeirano Augusto Ferreira Motta, também jornalista e fundador do antigo Jornal O Guarany, em 1876,  foi recebido no 18 de janeiro de 2013, pelo seu atual editor-chefe, Prof. Pedro Borges dos Anjos, no escritório da Redação do mencionado Jornal, na Rua Benjamin Constant, 15, na cidade histórica da Cachoeira/BA, ocasião em que ambos combinaram detalhes em relação à homenagem que será prestada pela atual direção do mencionado Jornal ao seu fundador original.

A homenagem, antes prevista para o dia 27 de janeiro de 2013, data em que o jornalista Augusto Ferreira Motta passou para o Oriente Eterno, há 125 anos, foi reprogramada para o dia 13 de março, seqüenciando a solenidade de aniversário de 176 anos de elevação da Cachoeira à categoria de cidade, na Câmara Municipal.

A realização da cerimônia  está programada em três momentos:
1 - Palestra sobre vida e obra do saudoso jornalista, a qual será proferida pelo Prof. Francisco Sena, intelectual que integra a família do homenageado, a convite da atual direção do Jornal O Guarany. 

2 – Lançamento do livro “Roma Negra”, de autoria do visitante, jornalista Robson Motta do Val, em que o homenageado, seu saudoso trisavô Augusto Ferreira Motta é o protagonista.

3 – Exposição de exemplares e de recortes de notícias, notas publicadas no Jornal O Guarany em edições que remontam ao período de sua circulação diária na cidade da Cachoeira, com textos produzidos por renomados jornalistas, cidadãos com reconhecido domínio das letras, os quais integravam a Redação, o Conselho Editorial, amigos e colaboradores do homenageado, a exemplo de Carvalho Ramos, Diogo Vellasques, Santos Souza, Silio Boccanera Júnior, Genésio de Souza Pitanga, Cincinato Franca, etc.

Exemplares da versão impressa atual do Jornal O Guarany, referente à edição de março de 2013, circularão nos momentos mencionados. Também, desde as primeiras horas da manhã, O Guarany circulará na cidade, trazendo em suas páginas artigos e notícias sobre as solenidades do dia com especial destaque.




Nenhum comentário:

Postar um comentário