quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ESTADOS UNIDOS: OBAMA É REELEITO PRESIDENTE

"Para os EUA, o melhor ainda está por vir", diz Obama

 
Obama e o vice Joe Biden celebram a vitória em Chicago. REUTERS/Jim Bourg
Chicago (EUA), 7 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reeleito hoje, declarou que o melhor para o seu país "ainda está por vir", durante discurso em Chicago após a confirmação da sua vitória. "A tarefa de aumentar nossa união prossegue", ressaltou o líder perante milhares de seguidores no centro de convenções McCormick Place, em Chicago.

Leia também:
Romney parabeniza Obama por vitória e deseja sucesso
Com vitórias em estados cruciais, Obama somou 303 votos no Colégio Eleitoral
Maine terá casamento gay; Washington libera maconha
Soros diz que vitória de Obama significa 'mais políticas sensatas'
Obama agradeceu a todos os eleitores, tanto aos que o apoiaram em 2008 como aos que fizeram isso pela primeira vez agora, por terem acreditado nele. "Escutei vocês, aprendi com vocês, e vocês me transformaram em um presidente melhor", destacou Obama, que prometeu voltar à Casa Branca "mais determinado e inspirado do que nunca".
Entre as tarefas pendentes, após uma década de Guerra do Iraque que chegou ao fim, o presidente citou a reforma do sistema migratório, a redução do déficit e a reforma tributária.
Também afirmou que deseja se sentar com o candidato derrotado, o republicano Mitt Romney, para analisar como podem trabalhar juntos para "levar o país para frente", após felicitá-lo por sua campanha.
"Nunca estive mais esperançoso sobre nosso futuro, sobre os Estados Unidos. Peço a vocês que mantenham essa esperança", declarou.
No início do discurso, Obama dedicou palavras de carinho a sua família, também presente no palco. "Michelle, nunca te amei mais do que agora", disse a sua mulher. Sobre suas filhas, Sasha e Malia, disse: "estão crescendo para se transformarem em duas mulheres fortes, inteligentes e bonitas, como sua mãe".
Obama conquistou a reeleição com pelo menos 303 votos no Colégio Eleitoral, um número mais folgado do que apontavam as previsões, e após impor-se a Romney em quase todos os estados-chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário