quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Acontece em São Félix, BA, o I Seminário sobre Mulheres Negras


O evento, que está marcado para começar às 13:30h, na Câmara de Vereadores de São Félix, é promovido pela Associação Cultural Beneficente Helena de Jesus. 


Acontece na cidade de São Félix, BA, no dia 21 de novembro de 2012, o I Seminário sobre Mulheres Negras na Formação da Sociedade Brasileira. O evento, que está marcado para começar às 13:30h, na Câmara de Vereadores de São Félix, é promovido pela Associação Cultural Beneficente Helena de Jesus. 

O seminário faz parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra. A discussão promete girar em torno da situação social da mulher negra, sobretudo a discriminação da mesma no mercado de trabalho.

Para os organizadores do evento, a grande importância deste seminário, realizado por uma Associação Religiosa de Matriz Africana, é retratar o grande desafio de colocar para cada feminista da cor negra, sobretudo, na capacidade de subverter os modelos que foram impostos e tentar potencializar as diferenças e singularidades das mulheres independentemente de classe, gênero ou raça.

É a primeira vez que a Associação realiza um evento com este, que tem como principal apoiadora a Sepromi (Secretaria da Promoção da Igualdade). Para o presidente da Associação, Idelson Sales, é também uma oportunidade de vencer a discriminação e alcançar objetivos de desenvolver ações que evidencie as potencialidades do povo negro.

O evento faz parte do Projeto Novembro Negro da Sepromi, que tem como objetivo a reflexão sobre as políticas públicas para a população negra, na perspectiva de consolidar e aprofundar o enfrentamento das desigualdades raciais na Bahia.

Confira a Programação:

13:30 – Acolhimento / Credenciamento

14:00 – Apresentação de vídeo: Mulher negra no mercado de trabalho.

14:15 – Mesa de abertura representada pelas Srs(as

Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro / Graduada em Enfermagem / Especialista em Saúde da Família, Especialista em educação profissional na área de saúde, Especialista em Auditoria de sistemas e serviços em saúde,  Especialista em saúde coletiva com ênfase em Gestão Municipal e Mestranda em Desenvolvimento e Gestão.

Célia Maria Elias Cavalcante, Graduada em Enfermagem e Coordenadora da Atenção Básica do município de São Félix.

Marina Bonfim / Atuou como Secretária de Promoção da Igualdade Racial do município de Maragogije, Coordenadora do Fórum de Promoção da Igualdade Racial.

Neci Santos Leite / Secretária de Promoção da Igualdade Racial do município de Governador Mangabeira.

Bira Coroa / Professor de Biologia, Deputado Estadual e Representante do Fórum de Promoção da Igualdade Racial.

Maurício Reis/ Representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia.

Idelson da Conceição Sales / Presidente da Associação Cultural Beneficente Helena de Jesus, Entidade está responsável pela organização do evento, Sacerdote do Terreiro Ilé Axé Ogunjá do Bairro 135 deste município.

15:00 – Agradecimentos aos representantes da mesa com seu desfecho 

15:05 - Palestra sobre o tema: A jornada de trabalho da mulher negra no seu cotidiano.
Palestrante: Paula Amália Anias Rodrigues 
Licenciada em História, Especialista em relações étnicos raciais e Cultura Africana Afro-Brasileira no território de identidade do Recôncavo Baiano. Especializando em Curso de Combate as Drogas pela PRODEGUI Nordeste.

15:35 –  Abertura ao público para discussão da temática abordada.

15:45 – Palestra sobre o tema: O papel da mulher negra no empreendedorismo comunitário
Palestrante: Priscila Santos 
Graduanda em Comunicação Social - UFBA
Graduanda em Artes Visuais - UFRB

16:15 – Abertura ao público para discussão da temática abordada.

16:25 – Palestra sobre o tema: Os preconceitos contra a mulher negra como condicionante do seu lugar social
Palestrante: Lindinalva de Paula, Assessora Parlamentar da Assembléia Legislativa da Bahia, Representante do Fórum de promoção da Igualdade Racial.  
Enfermeira - Pós-Graduanda em Saúde Pública.   

17:05 - Abertura ao público para discussão da temática abordada.

17:15 – Considerações finais 

17:30 – Cofee Breack e Apresentação musical

Joseane Vitena

Nenhum comentário:

Postar um comentário