Após Toffoli, ex-deputado Professor Luizinho somou 7 votos pela absolvição.
Por sete votos a zero, a maioria dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu nesta quinta (11) o ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP) do crime de lavagem de dinheiro.
Em sessão de julgamento do processo do mensalão, os ministros inocentaram, também por maioria (sete votos a zero em ambos os casos), a ex-assessora parlamentar Anita Leocádia, que trabalhava para o deputado Paulo Rocha (PT-PA), e José Luiz Alves, ex-chefe de gabinete do ex-ministro Anderson Adauto.
Professor Luizinho era líder do PT na Câmara na época da deflagração do escândalo do mensalão, que o STF reconheceu como um esquema ilícito de compra de apoio de deputados para assegurar a aprovação de projetos de interesse do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Votaram pela absolvição de Luizinho, da ex-assessora e do ex-chefe de gabinete os ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Rosa Weber e Dias Toffoli e Cármen Lúcia – confira como cada ministro votou sobre cada réu. Ficaram para a sessão da próxima segunda (15) os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto.
O julgamento
Ao todo, 25 dos 37 réus do processo do mensalão já sofreram condenações na análise de cinco itens: desvio de recursos públicos, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, corrupção entre partidos da base e corrupção ativa. Cinco foram inocentados.
Ainda falta a análise das acusações de evasão de divisas e formação de quadrilha. Em seguida, iniciará a fase da definição da dosimetria (tamanho) das penas.
As informações são do G1.

Nenhum comentário:
Postar um comentário