Mensagem de Pessach da Conib
Boletim Informativo da Confederação Israelita do Brasil |
O entardecer do dia 6 de abril marca o início dos festejos de Pessach, quando comemoramos o resgate do povo judeu da escravidão no Egito. O episódio simboliza a luta por um valor extremamente importante na tradição judaica: a liberdade.
Nossos sábios ensinam que, a cada dia, os judeus devem se sentir como se tivessem acabado de ser libertados do Egito. Assim, Pessach nos inspira a fazer nossas próprias escolhas, mesmo diante das maiores dificuldades. A criação do Estado de Israel, em 1948, é um exemplo vivo disso.
Em diversos pontos do planeta, há grandes manifestações por liberdade. Esperamos que Pessach possa inspirar os povos a se libertarem do autoritarismo e caminharem rumo a sistemas de pluralismo e de tolerância.
A mensagem de Pessach é a da liberdade. E ela continua, no plano global, mais atual do que nunca.
Claudio L. Lottenberg
Presidente da Confederação Israelita do Brasil
***.
Comentário:
Urge travar combate permanente contra posturas ditatoriais, autoritárias, com que falsos líderes, investidos em cargos de importância, subjugam integrantes do mesmo segmento, agem determnando a exclusão dos que discordam de suas imposturas, dominam as consciências dos incluídos como se fossem slaves no cumprimento de suas ordens arbitrárias.
É preciso incorporar-se ao Pessach conforme instruído na tradição judaica e conquistar a liberdade para si e para o próximo.
*De Pedro Borges dos Anjos, Editor-Chefe do Jornal O Guarany
Nenhum comentário:
Postar um comentário