terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ROTARY INTERNATIONAL HOMENAGEADO NO SENADO FEDERAL


Diretor de RI, José Antiório, agradece aos senadores a homenagem prestada em Sessão Especial do Senado, pelo aniversario de 107 anos do Rotary International.


Os Senadores, alguns filhos de rotarianos, demonstraram ter pesquisado sobre a historia do Rotary no mundo e no Brasil e que a luta pela erradicação da pólio é de todos - enquanto houver casos não Paquistão, Afeganistão, Nigéria e Índia haverá chances de o vírus voltar a infestar paises já livres, como o Brasil. O valor total anual ainda sem cobertura na Organização Mundial da Saúde mesmo com as doações do Rotary e da Fundação Bill Gates é da ordem de 500 milhões de dólares.

Vários senadores discursaram e esteve presente o Secretário Executivo John Hewko, do Rotary International.

O Curador da Fundação Rotaria Antonio Hallage apresentou a meta de erradicação da pólio e bolsas de estudos, como as atividades mais importantes da Instituição.

O senador Raupp destaca trabalho do Rotary Clube Internacional

Informou o senador que no Brasil, são 83 anos de trabalho de uma organização que congrega, na melhor de todas as definições do verbo


Em sessão especial em homenagem aos 107 anos do Rotary Internacional, nesta segunda-feira (27), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destacou o trabalho de mais de 1 milhão de rotarianos em 168 países no combate à fome e ao analfabetismo e em defesa da saúde da população.

Raupp, que propôs a homenagem, disse que uma das iniciativas mais importantes do Rotary é a luta para a erradicação total da poliomielite. Desde a instituição do programa Pólio Plus, em 1985, conforme o senador, mais de 2 bilhões de crianças foram imunizadas.

- Para se ter uma noção, esse número equivale a quase um terço de toda a população mundial nos dias de hoje. Fui informado, pelo secretário internacional, de que na Índia, que tem 1,3 bilhão de habitantes, a poliomielite já está erradicada. E são poucos os países do mundo, apenas três, em que ainda não foi totalmente erradicada - acrescentou.

Lembrou o senador que o Rotary nasceu da inquietude de um grupo de pessoas, em Chicago, Estados Unidos, capitaneados por um advogado e mais três empresários. “Esses homens, todos “de bem” na sua essência, não se contentaram, apenas, em fazer parte do momento histórico que viveram no início do século passado. Eles fincaram os olhos no futuro e optaram por trabalhar, arduamente, para que cada ser humano pudesse se constituir em sujeito da construção histórica do seu tempo e de um século que ainda engatinhava”, afirmou.

Ressaltou que o mundo deveria se espelhar na essência do ser rotariano. Nas suas ideias e nos seus ideais, prosseguiu o senador, esclarecendo que a fome, a miséria, o analfabetismo, a saúde, a cidadania, enfim, são preocupações centrais do trabalho de mais de 34 mil unidades do Rotary, em todos os cantos do mundo.

Informou o senador que no Brasil, são 83 anos de trabalho de uma organização que congrega, na melhor de todas as definições do verbo, líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade.

No Estado, Rondônia, destacou Raupp, já são 11 unidades prestando serviços de importância vital para a população, tais como campanhas de doação de sangue e de vacinação, escolas de alfabetização, casa de apoio a pacientes de câncer, trabalho com menores carentes, dentre outros.

“Faço aqui um parêntese para homenagear todos os governadores dos Distritos do Rotary na pessoa do Sr. Arno Voigt, que foi duas vezes eleito Governador do Rotary da Amazônia, que inclui os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Amapá”. Concluiu o senador

Nenhum comentário:

Postar um comentário