domingo, 29 de janeiro de 2012

O FIM DO MUNDO ESTÁ CHEGANDO

Devido a catástrofes, cientistas ajustam o “relógio do Apocalipse”, que agora marca cinco minutos para o fim do mundo

Devido ao desastre nuclear nas usinas de Fukushima, no Japão, os cientistas responsáveis pelo relógio adiantaram o horário em um minuto. Entre 2010 e 2011 restavam seis minutos para um colapso mundial.

O presidente da associação e professor de Física da Universidade do Arizona, Lawrence Krauss, explicou que devido “aos perigos claros e iminentes de proliferação nuclear e mudança climática, assim como diante da necessidade de se encontrar fontes de energia seguras e duráveis”, foi feito o adiantamento do relógio.

Essa previsão pessimista em torno dos rumos da humanidade foi anunciada na última terça-feira, 10/01, em Washintgon, pelo Bulletin of the Atomic Scientists (BAS), uma publicação voltada à cientista e organizada pelos maiores nomes da ciência mundial, incluindo Stephen Hawking, premiado físico britânico, segundo informações do portal IG.

Desde sua criação, após o final da Segunda Guerra Mundial, o “relógio do Apocalipse” já marcou diversos horários, considerando as circunstâncias de cada época. O fato de atualmente marcar cinco minutos para o horário definido como limite, não significa que esse “tempo” não possa aumentar, caso os cientistas entendam que fatos hoje considerados grandes ameaças para o planeta foram anulados.

Foram 19 ajustes ao longo da história do relógio, sendo que as variações foram de dois a dezessete minutos em diferentes períodos. Em 1953, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, o relógio marcou sua menor contagem, enquanto que em 1991, quando os dois países anunciaram o Tratado para a Redução de Armas Estratégicas, a contagem chegou a dezessete minutos.

Entre os desafios atuais, encontra-se a necessidade de encontrar novas fontes de energia, mais limpas: “Isto significa satisfazer as necessidades energéticas para o crescimento econômico dos países em desenvolvimento e industrializados sem prejudicar ainda mais o clima e sem alimentar a proliferação nuclear”, declarou Krauss. A preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares por países como Irã e Coreia do Norte também constam da lista de fatos preocupantes.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário