sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ESTÁ ACONTECENDO EM CACHOEIRA/BAHIA

Carlos Gomes, Gevaldo Simões,
Dr. Nelsinho, Luiz Cláudio
e Carlos Pereira

Qual deles tem projetos?
Quem é o mais preparado?
O que vai mudar?
Será que você já refletiu sobre isto?




Por Luciano Borges dos Anjos
borges170671@yahoo.com.br

Sei que ainda é muito cedo para especular o desenrolar das eleições municipais em minha amada cidade, entretanto já que posso, então assim vou fazer.
Cinco nomes já circulam na boca do povo como pretendentes candidatos a prefeito nas eleições deste ano. São eles: Gevaldo Simões, Carlos Gomes, Carlos Pereira, Dr. Nelson Aragão e Luiz Claudio Gomes.
Vou falar um pouco de cada um deles, mesmo porque não quero que nenhum eleitor fanático enciumado fique usando o meu e-mail para escrever lorotas e ofensas, bem típico daqueles que possuem mentes doentias.

Gevaldo Simões Santos
Vamos iniciar falando do honradíssimo vereador Gevaldo Simões, filho do saudoso ex-prefeito Geraldo Simões, o qual ficou conhecido por muitos como o pai dos pobres. Você lembra disto? Quem conheceu o saudoso ex-prefeito Geraldo Simões sabe perfeitamente quanto ele fez por esta terra. Não estou falando isto somente agora depois de sua morte, não. Já tive a honra de elogiar e enaltecer os relevantes serviços prestados à Cachoeira e ao seu povo pelo generoso Geraldo Simões. Na verdade, era para estar falando sobre Gevaldo, mas muito pouco sei sobre ele. O que sei é que ele tem sido um calo no sapato do prefeito atual. Gevaldo tem suas convicções e delas não abre mão. Politicamente falando podemos dizer que ele não se corrompe ou não se corrompeu. Já foi candidato a prefeito da cidade em 2004 e deve uma excelente performance, tendo conquistado 2558 votos. Há quem diga que os recursos financeiros para a campanha já estão reservados e que a coordenação será do seu irmão Juracy, o mesmo que já atuou como secretário de Finanças da Cachoeira na gestão do seu pai. Até que me provem o contrario trata-se de um excelente nome na disputa. Seria muito bom poder ouvir as suas propostas e idéias para fomentar a cultura, o turismo e o progresso da Cachoeira.


Carlinhos Gomes
Acreditando em mudanças radicais para promover o crescimento econômico da Cachoeira, eis que surge o nome do ex-vice-prefeito Carlos Gomes de Cerqueira, mais conhecido na comunidade como Carlinhos. Correligionários de Carlinhos têm afirmado de pés juntos que o mesmo tem cacife para disputar as eleições municipais com qualquer dos outros candidatos, principalmente com Carlos Pereira, o candidato do prefeito Tato Pereira, seja no aspecto financeiro ou na disposição para o debate sobre as necessidades emergencias de mudanças para Cachoeira.
Carlinhos é bastante conhecido no seio da comunidade, não somente na sede, mas também na zona rural. Já assumiu interinamente a prefeitura quando do afastamento por motivo de doença do ex-prefeito Geraldo Simões. Tem acesso livre nos gabinetes de inúmeros deputados estaduais e até federais e conta com apoio do líder do seu partido o suplente de senador Eliel Santana, presidente regional do PSC. Eles são irmãos evangélicos.


Carlos Pereira
Diferente das demais, a candidatura do jovem vereador Carlos Pereira foi costurada ao longo dos mandatos do prefeito Tato Pereira. O alicerce da referida candidatura conta com apoio das principais lideranças do município. oito dos noves vereadores, presidentes das principais associações de bairros, presidentes e representantes das mais diversas entidades existentes em Cachoeira e o aval financeiro do seu pai, o empresário Edson Pereira. Neste aspecto, apenas para fazer o eleitor refletir, vale lembrar das eleições de 2004 quando o prefeito da época Raimundo Leite perdeu as eleições para o atual. Dinho Farofa, como é conhecido, tinha a máquina administrativa nas mãos, todos os vereadores ao seu lado, contava com o apoio da maioria das lideranças políticas e mesmo assim foi derrotado. Política tem dessas coisas! O resultado somente mesmo dentro do Fórum, na contagem dos votos.
Há quem diga que Carlos Pereira é gentil, educado e é qualificado para o cargo de prefeito. Tem o dom da aproximação. É conciliador nato. Não o conheço pessoalmente. Sei que tem boa atuação como vereador e teve atuação equilibrada como presidente da Câmara Municipal.

Dr. Nelson Aragão Filho
Quem não conhece o Dr. Nelsinho? Para muitos basta chamá-lo de “comando.” Garantindo que em sua gestão a Cachoeira terá realmente um “comando”. Dr. Nelson Aragão Filho, o renomado advogado do povo humilde da Cachoeira, coloca seu nome a apreciação do eleitorado pela primeira vez. Membro de numerosa e conhecida família, Dr. Nelsinho sempre esteve ligado, direta ou indiretamente, aos movimentos políticos relacionados à Cachoeira e região. Foi o principal mentor de processos importantes e neste contexto destaca-se sua participação efetiva em defesa dos menos favorecidos. Cidadão educado e muito popular, Dr. Nelsinho sem duvida representa para alguns uma opção de mudança.

Luiz Claudio Coligado
Poucos acreditam, mas ele afirma que é mesmo candidato a prefeito. Representando a juventude e com ideais diferenciadas, caminhando com suas próprias pernas, surge à candidatura de Luiz Claudio Gomes – O Coligado. Cidadão de fora, natural de Feira de Santana, mas que adotou a Cachoeira no seu coração. Coligado em pouco tempo conseguiu entrar na atmosfera política cachoeirana, já tendo inclusive disputado as eleições como candidato a vereador em 2004. Agora se aventura em uma disputa política maior, apenas com um partido a sua disposição. Mas ele tem esse direito, a final de contas é cidadão e sendo assim tem todo o direito de sair candidato a prefeito da Cachoeira.


Nomes lembrados
Esses são os cinco nomes declaradamente candidatos a prefeito da Cachoeira nas próximas eleições, entretanto outros nomes são sempre lembrados pelo eleitor, tais como o do empresário Pedro da Brahma, do Dr. Heraldo Cachoeira, do Prof. Pedro Borges dos Anjos, do ex-prefeito Raimundo Leite, do empresário Teobaldo Miranda, Lú de Salú e do Dr. Tarcisio. São nomes que participam efetivamente da política e que de alguma forma o eleitor gostaria de tê-los na disputa.


Debates

Independentemente da quantidade de candidatos e quais sejam, seria muito bom que a sociedade cachoeirana através das instituições legalmente constituídas fizessem debates entre os mesmos para promover verdadeiramente o direito e a obrigação do eleitor votar corretamente. A sociedade cachoeirana precisa ouvir cada um dos cinco pretendentes candidatos sobre educação, segurança, geração de empregos, saúde e sobre suas propostas de mudanças para turismo.
A Cachoeira vive num turismo acanhado há muito tempo. Eu estou certo ou estou errado Dr. Heraldo Cachoeira?

Sobre planos concretos para o fortalecimento do turismo na Cidade Histórica e Monumento Nacional, está ofertada página inteira do jornal, da segunda a sétima página, para o primeiro pré-candidato que nos enviar, apresentando suas idéias e projetos nesta área.

Sobre a realização de debates, estou fazendo esta indicação, mas sei quanto era ou quanto ainda é difícil a Cachoeira realizar este protocolo. Debates nunca foram prioridades em disputas eleitorais em nossa cidade. Muitos têm medo. Nossos políticos não compreendem a importância de um debate. Entretanto a sociedade precisa participar, precisa instigar para que tal procedimento aconteça.
Vamos lá! Coloquem cara a cara os pretendentes candidatos. Façam com que eles falem responsavelmente, não somente em cima de um trio elétrico, de um palco ou no balcão de um bar. Façam com que eles se comprometam com as instituições e a sociedade. Qual deles tem projetos para contemplar a Cachoeira com a retomada do seu crescimento econômico? Há quem diga que alguns nem sabe o que isto significa.

Uma coisa é certa haverá desistências e acertos. Dos cinco pré-candidatos citados, podemos acreditar na permanência de apenas dois na disputa e os outros, eu aposto com qualquer um que se unirão aos que permanecerem.


Renovação na Câmara
Já que estamos falando sobre eleições municipais, devemos frisar que já passou da hora da nossa Câmara Municipal passar por uma mudança radical. Nada contra os atuais vereadores, mas é necessária essa mudança. O continuísmo, às vezes, é prejudicial. Não uma renovação irresponsável, mas sim, inteligente, capaz e segura. Nada daquele oba-oba, de vou votar naquele candidato que tem a melhor música. Vou votar naquele que é mais bonito. Vou votar naquele que passa todo o dia percorrendo os bares da cidade, dando tapinhas nas costas. Nada disto, chega de representantes lagartixas. Essa geração precisa ser extinta. Cachoeira merece políticos qualificados, detentores de opiniões e criadores de projetos grandiosos e que representam a modernidade.

Existem nomes de algumas cabeças pensantes, com perfil progressista na sociedade cachoeirana que de fato precisam ser testados, e insuflados a participar do processo eleitoral, para que de fato existam as mudanças necessárias, tais como: Dr. Odilon Rocha, Roque Pinto, Dr. Maturino, Rogério Almeida, Dr. Bruno Kruschewsky, Dr. Arivaldo de Almeida Costa, Adriana Santos, Prof. Antônio Pereira, a empresária Úrsula Miranda, Profa. Rafaela Almeida, Dr. Candidato de Jesus, o empresário Paulo Lomba, o historiador Cacau Nascimento.

Projeto político
Prezado que alto se intitula “ Eleitor consciente” vai aqui publicamente a minha resposta ao seu destacado e-mail. Iniciei a leitura do seu e-mail e me parecia tratar-se de um cidadão compenetrado, portador de responsabilidades e acima de tudo idealizador, entretanto ao finalizar sua escrita, deixou claro de que se trata de mais uma mente doentia e imbecil. Você não entendeu a minha escrita ou quer que eu desenhe? Não venha me culpar pela sua falta de coragem. Não venha tentar me ofender pela sua falta de iniciativa. Minha escrita em defesa do ilustre vereador Bulau da Bahia permanece e não vai ser você que anonimamente vai mudar meus pensamentos em relação à decisão dele.

Em relação ao projeto político do prefeito Tato Pereira, não minha modesta opinião é melhor tê-lo do que fazer comentários sobre coisas que não sabe, assim como você fez. Não menospreze os demais candidatos a prefeito, ao invés disto, filie-se e seja candidato.

Não sou professor, nem advogado e nem historiador como você, mas tenho convicção do que escrevo. Permanece a minha solidariedade ao amigo Bulau da Bahia e continuarei publicando assuntos relacionados ao prefeito Tato Pereira. Antes que me esqueça, não se dê o prazer de lê nosso jornal, deixe que as cabeças pensantes da minha amada cidade façam isto.

Segurança Pública
Reivindicações difíceis de serem atendidas têm que ser na raça mesmo. Normalmente os edis se unem e vão pessoalmente ao governador, juntamente com o prefeito e o vice-prefeito a fim de conseguirem solucionar o problema. Não é para tirar fotos junto ao governador, não. É para pressionar e acelerar o atendimento à referida reivindicação.

Já que nos tornamos cidade universitária. Já que a minha amada cidade não é mais a mesma. Já que existe “ PCI “. Já que teve aumento da prática de delitos. Teve? Já que o consumo de drogas aumento. Aumentou?

Sendo assim, o prefeito que se preza e se preocupa com a segurança dos seus munícipes pode e deve criar a Guarda Municipal. Não estou falando dos guardas semelhantes aos que ficam na Ponte Dom Pedro II. Estou me referindo a uma Guarda Municipal devidamente autorizada pelos órgãos competentes, formada por profissionais qualificados e que de alguma forma promoverá a prevenção e a inibição de assaltos, roubos, delitos e ocorrências nocivas à sociedade e seus visitantes.

Revitalização da Praça
Tenho acompanhando as ações do prefeito Tato Pereira em diversas partes do município. Algumas até inacreditáveis. Lugares jamais imaginados e que hoje abriga uma obra da administração atual.

Volto a reivindicar publicamente que a principal praça da nossa cidade carece de melhorias. Não somente melhorias de proibir o trânsito e pintura de meio fio, mas sim uma verdadeira revitalização, inclusive que incentivo e promoção de abertura de outros comércios naquele espaço.

Fechamento do Brega
Venho de público agradecer a inúmeras manifestações, tendo em vista a publicação de matéria de minha autoria com a qual eu afirmei, afirmo ainda, ser contrário ao fechamento do brega. O que posso dizer é que em vista da minha escrita, algumas ações favoráveis já foram adotadas.

Congratulações de 2012
Pouco antes da virada do ano, tive o prazer de receber uma ligação do amigo empresário Paulo Lomba, o qual com suas palavras me deixou bastante alegre e confiante no ano de 2012. Na oportunidade, falei com minha grande amiga Dona Marinalva. Criatura distinta e que até o fim dos meus dias permanecerei relembrando da nossa sólida amizade.

Meu aniversário
No próximo mês de junho estarei visitando os meus amigos e amigas da cidade de Cachoeira, São Félix e região, ocasião em que estarei comemorando com todos mais um natalício. Desde já estão todos convidados. O evento será realizado em um sitio localizado próximo às praias de Bom Jesus dos Pobres.

Corpo de Bombeiros
Tomei conhecimento que o vereador Lula de Monteiro recentemente reivindicou de forma veemente a instalação de uma unidade do corpo de bombeiros em Cachoeira. Feliz iniciativa do nobre vereador, entretanto recai sobre o prefeito Tato Pereira a contra partida para a referida implantação. Uma coisa é certa prefeito, é urgente que a Cidade Histórica e Monumento Nacional, hoje universitária não tenha um aparato como esse para dar segurança, preservar e defender seus casarios.

Pizzaria Bedrok
Juntamente com familiares e amigos tive o prazer de desfrutar da melhor pizza da Baixada Santista, em São Paulo. A convite do proprietário da Pizzaria Bedrok, o empresário Gesivaldo Thomaz e sua esposa Arivana Santos, desfrutamos do que há de melhor neste ramo. Atendimento personalizado, profissionais gabaritados, produtos de primeiríssima linha, além de telão na área externa do estabelecimento fazem parte do requinte agradável da Bedrok Pizzaria.
A referida Pizzaria fica situada na Avenida Brasil, 856 – no Jardim Casqueiro. Telefones para contato são: 3364-2591 / 3364/4600.

Bonatec X Doações
Por determinação dos empresários João Caetano e José Caetano de Barros, proprietários da BONATEC – Indústria e Comércio Ltda, foram doados gêneros alimentícios, tais como arroz, feijão, óleo, leite, bolacha, açúcar, café, Nescau, milho verde, extrato de tomate, entre outros, perfazendo um total de mais de 200 itens para a Paróquia São João Batista, localizada na Rua Cristiane de Andrade, 231 - Altos da Vila Prudente, São Paulo/SP, que tem a frente o Padre Gerson França Silva.

Segundo Luciano Borges, coordenador de produção da Bonatec, a escolha da paróquia São João Batista para a doação, foi em vista do excelente trabalho realizado pelo Padre Gerson França na comunidade.
Os donativos foram recebidos pela gentil Sra. Clodildes Maria de Araujo Silva, a qual ficou incumbida do seu destino final.

Festa de final de ano
Com muita descontração e alegria funcionários da Bonatec e Inbraforjar comemoraram no mês de dezembro 2011, a tradicional despedida do ano velho. O evento contou com a presença de todos, inclusive de membros da diretoria, que ao som de Aviões do Forró e regado a um saboroso churrasco se divertiram até altas horas.

5 comentários:

  1. Gostei muito do seu comentário sobre os cinco pré-candidatos a prefeito. E concordo com você quando diz que das cinco candidaturas, só duas prosperarão: a de Carlos Pereira, que representa o continuísmo nada inteligente; e a de Gevaldo Simões, que sem dúvida reúne as melhores qualidades para o gargo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jornalista Luciano Borges

    O assunto em pauta é de grande relevância, tendo vista a necessidade de conhecer ideias, propostas e projetos dos postulantes para melhorar a nossa Cachoeira.

    Encontra-se em abandono total a saúde, as instalações hospitalares e falta de médicos nas diversas especialidades são assustadora deixando a comunidade em pavorosa situação em caso de emergência ou hospitalar; nossa feira completamente abandonada, barracas velhas ultrapassadas e anti higiénicas; a falta de segurança a comunidade consumista que aprecia a beleza natural e nosso acervo arquitetônico carente de preservação e escoramentos para proteger vidas preciosas; carências de assistência aos dependentes químicos; falta de projetos apoio e investimentos à industria limpa do turismo para a geração de empregos e rendas decisivo ao aumento da receita própria do município com o crescimentos de serviços e ISQN - Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza para crescimento sócio econômico da nossa gleba; mpreendedorismo e geração de empregos e mãos de obras qualificadas dos jovens desempregados; falta de apoio aos artesões riqueza peculiar da cultura pujante e significativa da grandeza da Cidade; falta de zelo e preservação do meu ambiente fonte de vida perene ao ecossistema; falta de valorização e qualificação dos educadores e apoio aos educandos que precisam de incentivo para superar dificuldades até conclusão dos estudos e vida acadêmica melhorando assim a formação do nosso capital humano; iniciativa e responsabilidade pública para combater o assoreamento do Rio Paraguaçũ e de seus afluentes; uma política pública voltada ao produtor Rural em seu minifúndio, estimular a agricultura familiar para abastecer o consumo interno sem precisar importar viveres, e horti-fruti-granjeiros; erradicar e combater a fome e a miséria, acabar com os ficantes do Beco da Morte e suas dependências químicas de cada dia com urgência de da retira-las da localidade e conduzi-las uma Casa de Recuperação e reinclusão social dos dependentes contribuindo assim com a redução da indigência e medincância.

    Outros assuntos serão apresentados e discutidos em debates com a sociedade e nossos ilustres concorrentes, visando o bem da nossa gente capital humano indispensável a preservação dos nossos costumes e da nossa história
    .
    Considero indispensável os debates a serem realizados, haja vista, não haver espaço para amadores ou aventureiros que pretendam governar a Cidade Monumento Nacional.


    Manifesto estar pronto e disponível a todos os seguimentos de comunicação para entrevistas e debates, com toda a sociedade visando a escolha de um candidato que esteja preparado para governar partindo do princípio da moralidade, da igualdade, respeito e transparência estabelecidos em nosso Ordenamento Jurídico para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária,

    Implementar políticas públicas de inclusão social, capacitando, qualificando, gerando oportunidades de empregos dignos para os jovens, aproveitar o potencial sub utilizado dos aposentados disponíveis a contribuir na formação de novos profissionais capacitando-os a enfrentar o mercado de trabalho com qualificação profissional para suprir a carência da mão de obras do mercado produtivo.

    Fico à disposição para os debates a serem programados a partir deste momento.

    Parabéns ao ilustre jornalista Luciano Borges dos Anjos e toda a equipe do Jornal o Guarany pelas edições sobre os prováveis candidatos a prefeitura da Cidade Heróica e Monumento Nacional.

    Com os cumprimentos de

    ResponderExcluir
  3. Estou à disposição da sociedade, Igrejas em Geral, Rotary Club, Maçonaria, ONG e outras Instituições Organizadas, programas de rádio, Resenha Geral, FM Paraguaçu, Radio FM Muritiba, dos comunicadores Jornalistas Antonio Mattos, Gilberto Franco, Mario César Costa Araújo, Reginaldo, J. Cardoso, Rádios Comunitárias; Acadêmicos da UFRV do IAENE, formandos e estudantes em geral para apresentação de propostas de governo e esclarecimentos a serem questionadas de modo a esclarecer o que pensa os postulantes para melhorar a vida dos cahoeiranos e a Cidade, com respeito e a dignidade que lhes são devida.

    ResponderExcluir
  4. Gevaldo Simões demonstrou como vereador ser um político diferenciado, independente. Não se curvou às benesses do poder. Diante das opções que temos, votarei nele.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo não tendo nascido em Cachoeira, tenho carinho por essa cidade heróica de grande valor para os brasileiros Meu pai possuidor de uma pequena fazendinha nos levou a apreciar os valores dessa cidade.Ele gostava muito de política, com isso aprendí a observar os q trabalham por ela. Daí veio minha escolha pelo Carlinhos. Já tenho mais de 60 anos..mas amo esa cidade, quero o melhor para ela.

    ResponderExcluir