terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CACHOEIRA/BAHIA:OPINIÃO

Fazer memória é fogo!
Por Erivaldo Brito

Em um dos mais recentes trabalhos que eu postei no blog de cacaunascimento, o jovem Luciano Borges, diretor comercial de O Guarany, filho do meu dileto amigo professor Pedro Borges, teceu um comentário acerca da matéria, colocando-me no Panteão, na qualidade de “história viva da Cachoeira”, devendo, portanto, continuar na mesma trajetória, visto ter alguma utilidade.
Agradeço ao jovem, talentoso e promissor conterrâneo, sem esquecer, contudo um velho provérbio indiano que recomenda o seguinte: “os elogios são como perfume, devemos senti-los, jamais bebê-los’
São hoje, meu caro confrade Luciano, qualidades escassas, a honra, a bravura, o denodo, e, sobretudo o amor telúrico, diante do exarcebado individualismo reinante. Não almejo de jeito algum ser o senhor - salvaguarda da história cachoeirana, empapada de tantos historiadores notáveis no seu passado, todavia, no presente, tenho a consciência plena de que nessa luta inglória do, eu, o professor Pedro Borges, Heraldo Cachoeira, Luiz Claudio Nascimento, Jorginho Ramos, Alzira Costa e mais uma meia dúzia de seis, compartilhamos cultura e contribuímos de alguma forma com a história da Cachoeira.
Durante muito tempo, publiquei nos extintos Correio de São Felix, Gazeta do Paraguaçu, Desenvale Notícias e A Ordem, dezenas de resenhas, crônicas e reminiscências da Cachoeira, no entanto, foi contristado que eu percebi o descaso e a miopia dos meus conterrâneos. Alguém, por acaso, guarda algum exemplar dos jornais citados, ou até um simples recorte? E de O Guarany que ao longo dos anos vem registrando os nascimentos, os casamentos, o obituário, a vida social da Região, notadamente das vizinhas São Félix. Maragojipe, Muritiba, Governador Mangabeira e Cruz das Almas?
Em uma série de quatro artigos que saíram neste blog e em uma das edições impressas de O Guarany, relembrei as conquistas do futebol amador da Cachoeira. Embora com tantas testemunhas oculares seja necessário fazê-lo. Com as facilidades dos dias atuais, algum particular poderá fazer com uma câmara digital, uma memória excelente com o depoimento de jogadores que participaram das partidas. Fica a sugestão.
Agora, meu caro Luciano, o mais triste. Você sabe onde é que eu encontrei várias fotografias e o diploma deploravelmente rasgado que eu estou inserindo abaixo? No lixo! Nas imediações da sede do Cruzeiro, na Rua 25 de Junho.


É o diploma legal concedido pela Federação Baiana de Futebol no ano de 1968 pela conquista do 10° torneio intermunicipal, que deveria estar guardado em um lugar de destaque. Ou não?
Vou continuar desabafando. Depois que as águas do Rio Paraguaçu voltaram ao normal, depois de uma enchente, consegui salvar de uma pilha enlameada de papéis, alguns exemplares de antigos jornais cachoeiranos, frente à sede do Rotary. Em uma lata de lixo ao lado da então sede da Desportiva, o clube social mais badalado da Região, encontrei o livro de atas da fundação da sociedade e algumas fotografias em difíceis condições de restauração. Uma coisa, no entanto, me deixou mais contristado: uma enorme pilha de processos criminais compra e venda de escravos, alforrias e de propriedades urbanas e rurais, do cartório do velho Helvécio Sapucais, que funcionava na parte térrea do aludido sobrado, jogados fora, virados lama. Nada pude aproveitar. Lamento até hoje.
O luta pala conscientização às futuras gerações de cachoeiranos, não é apenas tarefa deste velho cronista e dos abnegados companheiros citados, nem de O Guarany. É dos governantes locais, uma obrigação precípua dos formadores de opinião, dos clubes de serviço e, sobretudo dos educadores de todos dos níveis que operam na rede pública ou privada do município. Nem eu nem as pessoas que citei neste artigo somos escravos do saudosismo. De jeito nenhum. Estamos cônscios de que fazemos memória, que é de fundamental importância para todos, porque, conforme sentencia o velho adágio. "corre o risco de repetir os mesmos erros do passado,quem não conhece a sua história”. Alguém aí será capaz de me dizer se na nossa terra já acontece isso?

7 comentários:

  1. PAULO MATOS31 janeiro, 2012

    Prezado Erivaldo,
    A cada dia que passa fico antenado as suas postagens nos blogs de Cachoeira.É uma verdadeira aula de História. E quando falo História, cito os vencidos, os que não estavam presentes nas rodas sociais da elite cachoeirana, mas que são lembrados pelos seus textos belos e inspirados. Perdemos caro amigo muita documentação em Cachoeira. Algumas estão escondidas em espaços que jamais entraremos. Outras perdidas pelo descaso com a identidade histórica que possuímos. Pesquiso há alguns anos os saveiros do Recôncavo, e quando voltei a amada terra, tentando encontrar alguma documentação, jornal ou fotografia, tive a notícia que o Arquivo Público encontrava-se fechado. As condições insalubres do prédio onde se encontram os documentos estão a colaborar para que farta documentação suma, ou se esfacele pela ação do tempo.É preciso que as lideranças políticas cachoeiranas tomem uma posição contrária a tal fato. Lembro-me que quando morava na terrinha foi feito um trabalho maravilhoso, e que o Arquivo passou a ter um espaço organizado, gerando nos pesquisadores um contentamento sem fim. Mas o tempo passou, e esta vasta documentação está em estado deplorável, em um prédio onde funcionou o Forum Teixeira de Freitas, jogada ao desprezo, pois hoje é preferível ter show de arrocha e pagode, do que cuidar de um patrimônio belo como o do Arquivo Municipal. A História poderá nos condenar, se dela não cuidarmos. PAULO MATOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matos:
      Muito grato pelas palavras de incentivo. Se for ainda do seu interesse,mande-me dizer e eu enviarei para você umas fotos de saveiros. Como sugestão,se você for a Coqueiros,Nagé e Maragojipe,por certo encontrará,ainda,velhos emnbarcadiços ou seus descendentes. Com sua habilidade,colherá bons depoimentos.
      Grande abraço do,
      Erivaldo Brito

      Excluir
    2. Amigo Erivaldo,
      Fico imensamente feliz em contar com sua ajuda. Isto nasce de um coração sempre disposto a doar-se.Isto é uma característica que marca sua vida. Tenho na minha mesa o livro Noturno, que corajosamente você teve a idéia de realizar um concurso pelo antigo Correio de São Félix e publicar os 20 melhores poemas.Para felicidade minha, tive 02 poemas publicados, tendo a 4ª e a 12ª colocações.Estive em Nagé e Coqueiros (de onde sou filho), entrevistei velhos saveiristas, tendo em mãos um material fantástico. Gostaria de contar com o amigo, no sentido de enviar-me fotos antigas destas embarcações centenárias. Amo tudo que você escreve, pois me fala da terra que amo, que aprendi a vivência-lá em cada espaço que ocupo. Meus e-mails são: paulomatoshistoriador@hotmail, ou paulo@csmtelecomunicacoes.com.br. Um grande beijo nesse lindo coração. PAULO MATOS

      Excluir
  2. Compreende ilustre amigo Erivaldo,

    Concordo plenamente com as suas palavras. Mesmo assim conforta-me saber que apesar da falta de atenção dos governantes, isto é uma verdade, existem pessoas iguais a você, que relembra, cuida, projeta a nossa história e que mesmo e contribui de forma corretíssima para a permanência e o fortalecimento de tudo que já aconteceu em nossa amada cidade.
    Permanecem as honrarias a sua pessoa.
    Continue! Muitos se dão ao prazer de lê suas escritas.
    Um forte e grande abraço.

    Luciano Borges dos A njos
    Coordenador de Produção
    Bonatec – Indústria e Comércio Ltda
    São Paulo / SP

    ResponderExcluir
  3. Olá sou uma jovem Cachoeirana, que estou indignado com tanta covardia, e perseguição política por parte do prefeito Tato. Prefeito para com isso, a ditadura já acabou a muito tempo. Você só esta perdendo ainda mais a sua credibilidades com seus eleitores. Fazendo de tudo questões políticas, como dar cargos importantes a secretariados que não tem condições alguma de exercer sua função. Por não ter uma formação para aquela área, como por exemplo o Sr. Lourival Trindade, secretario de cultura e turismo do nosso município, isso é um crime, pois são duas secretarias importantíssimas,que estão avacalhadas pelo despreparo desse cidadão que não é técnico na área, não fez faculdade em turismo, e que pelo que vem demonstrando não tem interesse em permanecer na área, pois esta fazendo direito. O turismo de Cachoeira esta abandonado, acabou, não existe mas! Deixou de ser um cidade turística, para ser apenas uma cidade de visitação, e muito mal vis itada. Pois não divulgação nenhuma por parte dessa secretaria. Ou da prefeitura, é uma vergonha uma cidade como Cachoeira não ter um sai te, nem a secretaria de cultura e turismo, nem a prefeitura. Será que vocês são cegos que não enxergam isso? Está na hora de acordar prefeito Tato, continue fazendo um bom trabalho como o Sr. Vinha fazendo, ao longo desses anos, mudando a cara da cidade, como mudou, somos gratos por isso, mas desse jeito não dá pra ficar, fora lourinho, pois afinal ele não foi um bom filho, e com certeza não será um bom secretario, pois ele faliu o restaurante da mãe dele, imagine o resto, como chegues voadores que ele lançou no mercado por ai! Então procure uma pessoa idônea, que possa ser referencia pois esse cidadão não passa de um pombo sujo, estelionatário, arrogante, ditador, grosseiro. Faça uma pesquisa sobre o que as pessoas acham dele, e ele como secretario, como os comerciantes, e os barraqueiros, que foram destratados por e le na ultima festa de Iemanjá. Onde em parceria com outro estelionatário, que se chama Jomar Lima, que hoje trabalha no Hansen Bahia, e é graças as armações dele também, hoje ele é presidente do conselho de cultura do nosso município, coitado de todos nos, vá ver quanto foi gasto na aquela festa, e pra onde foi o dinheiro, com certeza ficou entre eles, tanto quanto depois o ladrão do Jomar Lima comprou um carro novo. Desviando o dinheiro do turismo e da cultura do nosso município, que esta tão carente. A cidade não tem uma boa sinalização, não tem incentivo algum na área de turismo.

    ResponderExcluir
  4. 2º) Parte.
    As pessoa que trabalhão na área não tem apoio algum, pois são covardemente perseguidos, então fica difícil senhor prefeito. Essa é uma critica e uma opinião construtiva. Pois se continuar assim o Sr. E seus candidatos não terão mas nosso apoio, iremos nos tornarmos oposições. Faremos movimentos com nossos colegas estudantes da UFRB, e estudantes das escolas publicas municipais, e particulares, que saibam o que esta acontecendo com a nossa cidade, com a nossa cultura e o nosso turismo. Isso não é uma ameaça é só uma sugestão. Pense bem nisso, pois se não desde de já seu sobrinho perderá o apoio dos Cachoeiranos, comerciantes e todos aqueles que dependem do turismo na nossa região. Cuidado, pois segundo as mãos línguas o Sr. Disse uma certa vez ao seu próprio secretario Lourival Trindade, quando ele esta lhe falando sobre um projeto na área de turismo, que o Sr. Tinha dito que turismo não dava voto. Acho que o Sr. Esta totalmente errado e cuidado com isso! Isso pode lhe prejudicar mas adiante, e infelizmente o Sr. Esta deixando a entender que é realmente verdade, pois nada esta sendo feito pelo nosso turismo, e nossa cultura. Não adianta seu secretario Zinho ficar indo pra radio se carta que foi ele que trousse os cursos que o governo do estado, enviou através da secretaria de turismo do estado, dizendo que foi ele que b uscou esses cursos,mentira dele, nunca ouve uma iniciativa por parte dele em melhorar o nosso turismo, me diga ai qual foi o projeto social que ele já realizou aqui no município? Já que somos ricos em cultura, temos tudo para deslancharmos o turismo e a nossa cultura. Mas infelizmente temos que perdoá-lo pois ele não sabe nem o que é isso. Mas não iremos mas aceitar que isso continue assim. Esperamos que no próximo mês de Maio esse cidadão não esteja mas a frente dessa secretaria pois se não iremos nos manifestarmos publicamente, ou faremos campanha contra vocês. Outra coisa manda Alzira Costa ir estudar pelo amor de Deus, além de puxa saco ela burra. Falo muito mal. Esta enojando aquele programa. O povo Cachoeirano aguarda sua resposta Sr. Prefeito Tato Pereira. Sr. Coligado gostaríamos que esse material chegasse as mãos do prefeito. Pois isso ajudaria muito na nossa posição partidária, e política futuramente. E queremos que ele se manifeste sobre a ques tão do que ele disse, como falarão que ele falou, que turismo não dá voto. Obrigado. O povo Cachoeirano agradece.

    Obrigada.

    Taura Whity.

    Bocao por favor nos ajude a tirar esse canalha dessa secretaria pois ele esta acabando com ela.

    Leia essa denuncia no seu programa, para que todos saibam o que esta acontecendo com Cachoeira.

    Estarei assistindo o programa como sempre, aqui na região vc é líder de audiência.
    Parabéns.
    Obrigado.

    Taura Whity.

    Essa é a pura verdade Sr. Luiz Carlos. Pode acretitar. Estão formando uma quadrilha.
    Repassem essa denuncia para que todos saibam o que esta acontecendo em Cachoeira.

    ResponderExcluir
  5. Olá sou uma jovem Cachoeirana, que estou indignado com tanta covardia, e perseguição política por parte do prefeito Tato. Prefeito para com isso, a ditadura já acabou a muito tempo. Você só esta perdendo ainda mais a sua credibilidades com seus eleitores. Fazendo de tudo questões políticas, como dar cargos importantes a secretariados que não tem condições alguma de exercer sua função. Por não ter uma formação para aquela área, como por exemplo o Sr. Lourival Trindade, secretario de cultura e turismo do nosso município, isso é um crime, pois são duas secretarias importantíssimas,que estão avacalhadas pelo despreparo desse cidadão que não é técnico na área, não fez faculdade em turismo, e que pelo que vem demonstrando não tem interesse em permanecer na área, pois esta fazendo direito. O turismo de Cachoeira esta abandonado, acabou, não existe mas! Deixou de ser um cidade turística, para ser apenas uma cidade de visitação, e muito mal vis itada. Pois não divulgação nenhuma por parte dessa secretaria. Ou da prefeitura, é uma vergonha uma cidade como Cachoeira não ter um sai te, nem a secretaria de cultura e turismo, nem a prefeitura. Será que vocês são cegos que não enxergam isso? Está na hora de acordar prefeito Tato, continue fazendo um bom trabalho como o Sr. Vinha fazendo, ao longo desses anos, mudando a cara da cidade, como mudou, somos gratos por isso, mas desse jeito não dá pra ficar, fora lourinho, pois afinal ele não foi um bom filho, e com certeza não será um bom secretario, pois ele faliu o restaurante da mãe dele, imagine o resto, como chegues voadores que ele lançou no mercado por ai! Então procure uma pessoa idônea, que possa ser referencia pois esse cidadão não passa de um pombo sujo, estelionatário, arrogante, ditador, grosseiro. Faça uma pesquisa sobre o que as pessoas acham dele, e ele como secretario, como os comerciantes, e os barraqueiros, que foram destratados por e le na ultima festa de Iemanjá. Onde em parceria com outro estelionatário, que se chama Jomar Lima, que hoje trabalha no Hansen Bahia, e é graças as armações dele também, hoje ele é presidente do conselho de cultura do nosso município, coitado de todos nos, vá ver quanto foi gasto na aquela festa, e pra onde foi o dinheiro, com certeza ficou entre eles, tanto quanto depois o ladrão do Jomar Lima comprou um carro novo. Desviando o dinheiro do turismo e da cultura do nosso município, que esta tão carente. A cidade não tem uma boa sinalização, não tem incentivo algum na área de turismo.

    ResponderExcluir