quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SALVADOR/BAHIA

IPAC lança folder de bens culturais na Faculdade de Arquitetura neste sábado (05)

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), lança neste sábado, dia 5 (novembro, 2011), a partir das 9h, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro da Federação, em Salvador, edição revista dos Patrimônios Culturais da Bahia 2011.

Em formato de folder dobrável, essa é mais uma publicação do IPAC que reúne todos os bens culturais, materiais e imateriais da Bahia protegidos por meio de notificações, registros ou tombamentos, sejam pelos governos estadual ou federal.

O lançamento marca o Dia Nacional da Cultura que transcorre no sábado (5), integra a programação comemorativa pelos 45 anos de fundação do IPAC que se encerra em setembro de 2012 e faz parte da conferência setorial sobre Patrimônio e Urbanismo promovida pela Secult, com duas mesas temáticas: Arquitetura e Urbanismo, e Patrimônio Cultural.

Já confirmaram presença arquitetos, urbanistas, professores pesquisadores, técnicos estaduais e municipais, e autoridades como o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, Carlos Amorim.

O folder Patrimônios Culturais da Bahia 2011 foi a primeira publicação da história do nosso estado a reunir, de uma só vez, todos os patrimônios reconhecidos por decreto – estaduais e federais – como bens culturais da Bahia. O folder vem sendo distribuído em cidades do interior do estado durante os encontros territoriais da Secult, mas somente agora ganha o seu lançamento na capital baiana.

De acordo com o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, o Instituto tem obrigação regimental de divulgar e promover a produção técnica e científica com a qual trabalha e colaborar na formulação da política de educação patrimonial. “Com o folder, reunimos os principais dados sobre a salvaguarda cultural na Bahia e cumprimos essa meta”, esclarece Mendonça.

O IPAC finaliza ainda outra publicação a ser distribuída na 4ª Conferência de Cultura da Bahia que acontecerá entre 30 de novembro e 03 de dezembro na cidade de Vitória da Conquista. “Esta outra publicação traz uma síntese das principais instruções para que os Municípios baianos criem suas próprias políticas públicas de preservação do patrimônio cultural, com implantação de legislações próprias, conselhos, fundos e secretarias de cultura”, diz Mendonça.

“Esses produtos ajudam os cidadãos e auxiliam aos gestores públicos. Mas o primeiro passo é conhecermos a riqueza e a importância da nossa história e do patrimônio cultural para podermos preservá-lo”, alerta Mendonça. Desde 2007 o IPAC lança folders, livros e documentários em DVD sobre bens culturais baianos. Além de destinados a eventos e instituições culturais, esses produtos são distribuídos em escolas e bibliotecas para ações educativas.

“Ao difundirmos dados, mapas, folders, documentários e cursos com especialistas, possibilitamos a salvaguarda e difusão efetiva desse bem cultural que passa a ser mais conhecido pelas futuras gerações”, explica o diretor do IPAC. Já foram lançados livros sobre a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, Festa de Santa Bárbara em Salvador, Carnaval de Maragojipe, nessa cidade, além do Desfile dos Afoxés e o Pano da Costa.

O encontro setorial de sábado (5) é mais uma etapa para compor a 4ª Conferência em Vitória da Conquista. A sociedade civil contribui na discussão para construção das políticas públicas. O objetivo é reunir os subsídios para instruir as ações governamentais e a construção do Plano Estadual de Cultura. Mais informações sobre as conferências estão no blog http://culturabahia.com. Outros dados sobre o IPAC/Secult nos sites www.ipac.ba.gov.br e www.cultura.com.br.

Assessoria de Comunicação – IPAC – em 03.11.2011 - Jornalista responsável Geraldo Moniz (drt-ba 1498) – (71) 8731-2641 - Contatos: (71) 3117-6490, 3116-6673, ascom.ipac@ipac.ba.gov.br - www.ipac.ba.gov.br - Facebook: Ipacba Patrimônio - Twitter: @ipac_ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário