terça-feira, 25 de outubro de 2011

A CREDIBILIDADE DOS ADVOGADOS

Justiça, Tramitação de Processos nos Cartórios

Ações se sucedem inertes nos arquivos dos fóruns da Justiça, Brasil afora. Acumulam-se nos cartórios cíveis e criminais, nas inúmeras comarcas que integram os Tribunais de Justiça de todos os estados brasileiros. Em todo lugar, reclama-se a ausência de operacionalidade, da determinação de decisões com que ações retomem seu trâmite de normalidade. Pleitos instruídos pelas solenidades com que a Lei determina urgência na tramitação e decisão dos magistrados são ignorados, como o Mandato de Segurança, o Habeas Data, e, até o Habeas Corpus.

Advogados, reconhecidamente competentes, correm o risco de perderem a credibilidade da clientela ante tamanho desapreço aos pleitos que protocolam em tais cartórios. Há, entre tantos profissionais da advocacia, alguns a quem a dilação dos cartórios e a ausência de decisões dos magistrados não alcançam suas petições. Ninguém, nenhum servidor da Justiça, nenhum político, tem o poder de influir para que pleitos assinados pelo jurista Thomaz Bastos, por exemplo, sofra dilação ou permaneça nos arquivos da insolubilidade. Com ele e assinadas por ele, as ações correm céleres.

Urge que advogados façam tramitar seus pleitos com a celeridade que os valores das Leis instruem e obrigam. Nunca curvar-se ante ao império da dilação. Nunca silenciar, sobretudo, quando identificar oficiais ou chefes de cartórios que por razões inconfessáveis, vigam-se dos mais militantes, até de seus clientes, não proporcionando normalidade ao trâmite dos processos, com que gera intolerável dilação.


Um comentário: