sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CORRUPÇÃO E SUA PREVENÇAO E CORREÇÃO


Relevâncias aos rotarianos do Distrito 4550
Reflexões para Sugestões

Durval Olivieri
Governador do Distrito Rotário 4550

Tive hoje a grata surpresa de um telefonema do companheiro Jaime Ferreira, nosso mentor para assuntos estratégicos e que nos falava dos movimentos sociais brasileiros contra a corrupção em nosso País e em nosso mundo. A corrupção grave no âmbito das mentes que deveriam regular o sistema financeiro mundial nos levou a uma crise social e econômica de proporções gigantescas e expansivas e que nos podem trazer crises de insustentabilidade ainda mais graves.

O nosso educador Paulo Freire nos mostra a potencia de cada um de nós como rotarianos, quando ele nos fala que “a invenção da existência nos coloca não apenas NO MUNDO, mas COM O MUNDO e nós podemos mudar o Mundo e é mudando o Mundo que o fortalecemos, e com ele nos fortalecemos também.

Imediatamente lembrei-me do quarto valor estratégico de Rotary – a INTEGRIDADE. Sabemos que tal valor fundamental pode ser melhor atingido em grupo e que a busca da integridade nos afasta de tudo que não for justo e transparente para todos – a corrupção sendo seu maior antagonista.

Logo em seguida fui refletindo que a corrupção não sustenta uma LIDERANÇA, nosso valor numero cinco. Mais adiante a vimos como antagônica aos SERVIÇOS HUMANITÁRIOS e certamente não posso conceber um COMPANHEIRISMO genuíno em um meio em que se admita a corrupção, seja dos processos públicos, seja em processos privados, seja na relação interpessoal entre todos nós, seja na relação milenar entre o ser humano e o meio ambiente que os contem.

Caros amigos, por refletir que corrupção entra em conflito com os VALORES FUNDAMENTAIS de nosso Rotary e dos rotarianos é que manifesto da importância de cada um de nós rotarianos, como cidadãos que somos mantermo-nos informados e assumamos nossas posições como parte de nosso Contrato Social, sobretudo quanto ao que se noticia dos esforços de pessoas ilibadas como a Ministra Eliana Calmon, ela que o Rotary neste ano recebeu como palestrante do bom saber.

Considero que o tema poderá, devidamente ajustado, ser objeto das pesquisas e redações que estamos promovendo em projetos tripartites junto aos estudantes.

A corrupção a todos e a tudo corrói e uma pessoa ou mesmo uma sociedade com corrupção e sem ordem poderá até pensar que progrediu, mas não passa de pura ilusão, pois nada será sustentável no mundo dos homens sem uma base de sólidos valores.


*Durval Olivieri
Governador do Distrito Rotário 4550

Nenhum comentário:

Postar um comentário