domingo, 4 de setembro de 2011

Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia

ARLS SABEDORIA LUZ E UNIÃO N 2561 - GOB

Faixada atual da ARLS Sabedoria Luz e União n 2561

Já se passaram 21 anos desde que seu verdadeiro patrono GILBERTO PAES DE ALMEIDA FILHO, iniciado na década de 80 na Loja Segredo Força e Aliança No. 1190 - GOB/GOEB, em parceria com outros irmãos oriundos da Loja Maçônica 16 de Junho N 1842 e Segredo Força e Aliança No. 1190, ambas filiadas ao GOB/GOEB, resolveu fundar uma nova Loja Maçônica que teria como endereço provisório a Rua Rio São Francisco No. 20, sede da Loja 16 de junho.

Templo da ARLS Sabedoria Luz e União no ano de 1997

Naquele momento histórico Feira de Santana contava com cinco Lojas Maçônicas incluindo a esta lista a Luz e Fraternidade, Harmonia Luz e Sigilo e Estrela da Paz.

Templo da ARLS Sabedoria Luz e União no ano de 1997


Era prática desde aquele tempo a iniciação de profanos pela posição política social que exercia na sociedade. O que sempre foi combatido, visto que para ser iniciado basta ser livre e de bons costumes.
Idealizador e um dos Fundadores da ARLS Sabedoria Luz e União n 2561


O irmão Gilberto Paes de Almeida Filho àquele tempo Grau 31 do REAA, sempre preocupado com os ideiais de Justiça e Equidade, buscava opções para uma nova administração Maçônica, que respeitasse os princípios da Ordem, fundando junto com irmãos como Gerson Vasconcelos Bullos, os saudosos Irmãos Raimundo Mendes da Silva e Gilberto Paes de Almeida, e o Irmão Evandro Antonio Ferreira de Matos, todos grau 33 do REAA, unindo a estes o saudoso irmão Pedro Santos Vieira, Grau 31, Marco Antonio de São Pedro, Valnei Santos Silva, e Luiz Antonio Carneiro, todos Grau 18.

Irmãos Antonio Deraldo, Edson Fernando e Gilberto Filho, ao fundo a
contrução do tempo da ARLS Sabedoria Luz e União n 2561

As dificuldades para obter a Carta Constitutiva foram árduas devido a oposições de uma minoria de membros da Segredo Força e Aliança, o que não impediu que o projeto se concretizasse, destacando a intervenção do querido Irmão Antonio Leônidas Moreira Carneiro, então delegado do Grão Mestre do GOEB.


Irmãos ilustres como Antonio Leônidas ( em pé) Gerson Bullos (fundador)
Josué de Mello, Gilberto Lima, José Alencar ( Zezito)

A Loja Simbólica Sabedoria Luz e União ao longo destes 21 anos teve inumeras administrações que em suas particularidades administrativas colaboraram desde o aspecto jurídico até a construção física dos Templos e áreas adjacentes.

Seria muita hipocrisia e desrespeito com valoros irmãos que com suas ideologias baseadas na tríade Liberté, Igualité e Fraternité, discriminar ou esquecer a história desta Loja, que tem como maçom, responsável e pilar deste Projeto meu pai.

Irmãos e sobrinhos na rua nacional n 229 Parque Ipê. Destaque
para Gilberto Paes de Almeida meu avô ( mão no óculos)
Gilberto Paes de Almeida Filho, a quem muitas vezes acompanhei ao terreno que hoje abriga o simbólico Templo Salomônico na Rua Nacional n 229, em suas empreitadas nas mais diversas habilidades de pedreiro livre e aceito e diga - se de passagem OPERATIVO, habilidoso carpiteiro,, pedreiro, cavador de fossa,entre tantas ações realizadas com suas mão laboriosas pelo projeto instituído no ano de 1990, muitas vezes privando sua família da convivência e retirando em prol de tornar feliz a humanidade nossos direitos familiares.

Não consigo admitir que essa parte da história seja omitida, pois eu mesma,fui a Primeira presidente mulher da APJ núcleo Ayrton Senna Feira de Santana, criado naquele espaço maçônico, filha, neta e sobrinha de Maçons, e conhecedora de perto da instituição e suas bases, fui testemunha real deste processo, fui fruto destes ensinamentos, até 4 anos atrás, quando era apenas filha de maçom, hoje iniciada nos mistérios, pude compreender melhor tudo aquilo que vislumbrei enquanto estava nas Trevas do conhecimento filosófico.

Momento de ação de graças - o Quadro de fotos ao fundo
Fiquei encabulada ao retornar aquela casa e não encontrar registros fotográficos da história da SLU, como era em tempos passados uma prática comum, manter em quadros a vista de todos as fotos das sessões de festa branca. Nestas fotos estavam os registros de todas as administrações dos tempos iniciais da SLU, e continha o registro de alegria e fraternidade daquela família maçônica.




Ao mesmo tempo faço um protesto, pois o único registro da passagem do Irmão Gilberto Filho, grande responsável e benfeitor por mérito pela existência jurídica e física desta Loja, é uma foto na galeria dos ex-veneráveis, contem pelo menos três administrações deste valoroso irmão a frente dos trabalhos da SLU.


O Grande Oriente do Brasil reconheceu em sessão solene o papel de benemérito do Irmão Gilberto Paes de Almeida Filho.

Grão Mestre Estadual Humberto Cedraz entregando o Diploma de Benemérito
como reconhecimento dos serviços prestados ao Irmão Gilberto em 2006.
Se hoje sou uma iniciada é porque assim como em 1990 o irmão Gilberto Filho, preconizado pela necessidade de Fraternidade absoluta e Igualdade de direitos, agora entre HOMENS E MULHERES, ávido defensor que a Maçonaria fosse aberta a todos, resolveu retira-se do GOB/GOEB pois estes não admitiam a inserção de mulheres na Maçonaria. E criar a GRANDE MAÇONARIA MISTA DA BAHIA,novamente ladeado por irmãos que o acompanharam neste novo projeto.

Irmãos da GMMB e visitantes na Câmara Filosófica
Contudo nunca deixou de amar os irmãos, independente das potencias ou ideologias, nunca permitiu em sessões ou fora delas qualquer julgamento às diversidades de opinião quanto a nossa iniciação, minha e de mais sete naquela ocasião, hoje somamos mais de 12 mulheres iniciadas e em breve cerca de três.
Primeira Iniciação da GMMB - 8 profanas

São passos parcos, mas firmes!

Após convite do atual Venerável Mestre Audenor Araújo e com conhecimento do atual presidente da PAEL e ex Venerável da Augusta e Respeitável Loja Sabedoria Luz e União, para palesta proferida pelo Comandante do 35 BI sobre Estratégia da Defesa Nacional, estiveram presentes o Grão Mestre da Grande Maçonaria Mista da Bahia Gilberto Paes de Almeida Filho , Grande Secretária de Administração da GMMB e Venerável Mestre da Loja Simbólica Sabedoria, Força e Beleza, MI Karinna Santos de Almeida Carvalho, Grande Secretária de Finanças da GMMB e Primeira Vigilante de duas das quatro lojas filiadas à GMMB MI Valnizia Santos de Almeida e o Grande Secretário de Patrimônio da GMMB e Past Master MI Fernando Alves da Cruz.
Coluna de Aprendiz ARLS Sabedoria Luz e União na palestra em 22 de agosto de 2011, ao fundo
no canto direito da foto o Irmão fundador Gilberto Filho, nesta noite como
convidado, acompanhado pela sua esposa Valnizia e filha Karinna, ambas
iniciadas na Maçonaria Mista.

Todos imbuídos do Amor Fraternal que nos une, independente das ideologias, prova de que o valor maçônico deve prevalecer sobre as pequenas questões isoladas. O que gostaríamos de agradecer ao venerável desta belísima sessão pública, Audenor Araújo, pelo convite fraterno.E lembrando que em reuniões públicas realizadas na Grande Maçonaria Mista onde tem ingresso, profanos ou seja reuniões abertas ao público geralmente de caráter cívico, ou palestras todos os irmãos da Maçonaria Masculina têm seus direitos salvaguardados, sem que se comprometam por condições impostas pelas bases legais do GOB e outras potências similares, já que neste tipo de sessão serão apenas visitantes e cidadãos brasileiros convidados.

Irmãos da GMMB, templo simbólico em visita de membro da Lojas co-irmãs paulista

Sem mais nada digno de registro eu Karinna Santos de Almeida Carvalho, MESTRE INSTALADA, lavrei o presente post de caráter informativo e fraternal.
Fernando Alves , eu, Karinna, Gilberto Filho, grão mestre da GMMB e Marcus Welby



TFA

Fonte: grandemmba.blogspot.com
Nota do Editor do Jornal O Guarany: Maçom, integralmente comprometido com os valores fundametais da Maçonaria Universal e da Carta Magna da Nação Brasileira, incorporo esta nota da Grande Maçonaria Mista do Estado da Bahia, pois esta potência está plenamente em consonância com que instrui os nossos rituais, cujos princípios vêm sendo desfigurados por alguns grãos-mestres de postura ditatorial, anti-fraterna, mas já em reconhecido declínio à vista dos avanços que a verdadeira Maçonaria vem alcançando em todo território nacional.
Antes, irmãos maçons líderes e fundadores de novas lojas maçônicas eram reconhecidos e homenageados pelas autoridades de suas potências, com comendas, diplomas de honra ao mérito, pelos seus feitos, hoje, os ditadores de plantão, por Ato, suspendem seus direitos maçônicos, além de moverem ações contra tais irmãos em seus "legais" Tribunais de Justiça Maçônica, desfigurando os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, o direito de expressão, com que buscam manipular, controlar de forma ditatorial a sagrada postura de serem cidadãos livres e de bons costumes.
Pedro Borges dos Anjos
MM do quadro da Loja Maçônica Caridade e Segredo No. 03 da obediência da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário