Presidida pelo vereador Raimundo Alves de Oliveira, a Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos transformou a sessão ordinária do dia 23/08/2011, às 9h da manhã de terça-feira, para homenagear a Loja Maçônica União Sangonçalense, pela passagem do Dia do Maçom, 20 de agosto, que se comemora em qualquer dia da semana que antecede ou sucede a referida data.
Liderada pelo jovem venerável mestre, Dr. Manoel Dias da Purificação Neto, a Loja Maçônica União Sangonçalense compareceu à solenidade incorporada por todos quantos integram o seu quadro, com especial destaque o vereador maçom Carlos Cerqueira da Purificação, grau 33º.
O palestrante oficial do evento foi o Prof. Pedro Borges dos Anjos, mestre maçom do quadro da Loja Maçônica Caridade e Segredo da cidade da Cachoeira, ex-grande chanceler da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia. Em muitas afirmações, o palestrante disse que “a Maçonaria do século XXI só prosperará e será legítima a que reconhecer, sob quaisquer circunstâncias, todo maçom - homem ou mulher - que haja sido regularmente iniciado ou iniciada numa Loja Maçônica, independente da Potência a que esteja subordinada, também a que reconhecer oficialmente toda e qualquer Loja Maçônica fundada por sete Mestres Maçons”. Disse mais “O mundo mudou de forma surpreendente depois de 1717, prossegue mudando, evoluindo, conquistando valores da ciência, da tecnologia, antes considerados utopias, raciocínios de ficção. Resta saber se a Maçonaria do século XXI vai acompanhar a evolução da sociedade e adaptar-se ao mundo novo que está nascendo, ou se vai continuar submissa aos critérios ultrapassados da Grande Loja da Inglaterra, defendendo teorias medievais sobre escravos e senhores ou sobre o cérebro das mulheres.”
Alguns flashes da solenidade:
Venerável mestre, Dr. Manoel Dias da Purificação Neto
Ilustre Prof. Pedro Borges,
ResponderExcluirO seu discurso me deu uma nova maneira de pensar a maçonaria.Os maçons da Bahia e do Brasil devem aproveitar o seu discurso e repensar esta sociedade, tão decantada e encantada, mas atrasada por não acompanhar a evolução dos tempos. Ouvi com atenção a sua palestra do início ao fim. Fiquei muito esclarecido sobre o assunto. Sugiro que o senhor publique o discurso total neste blog do Jornal O Guarany para que muitos e muitos além de nós que o ouvimos se animarem-se em interesse sobre esta instituição.
Jms
Sou maçom. Sou porque recebi a iniciação. Fiquei na Loja 14 anos. De uns anos para cá, me desinteressei, deixiei de frequentar, pois, a Grande Loja só age para punir por falta de pagamento das mensalidades, vender rituais, obrigatgoriamente, declarar irmãos irregulares, conforme foi o meu caso. Perdi o interesse. Mas este discurso do irmão Pedro Borges, caso o que ele propõe ganhe êxito, quero voltar. Quando eu voltar, eu direi que sou.
ResponderExcluir