domingo, 28 de agosto de 2011

CACHOEIRA/ESTADO DA BAHIA

Loja Maçônica Caridade e Segredo comemora 133 anos de sua fundação

Neste 30 de agosto de 2011, a Loja Maçônica Caridade e Segredo completa 133 anos de fundada. A atual Mesa Diretora, tendo à frente o venerável Antônio Alberto Pina dos Santos, receberá convidados, autoridades maçônicas, para as solenidades de comemoração da histórica data, cerimonial com que se repete gesto dos antecessores, preservando valores fundamentais da Ordem Maçônica Universal, os quais a Loja Caridade e Segredo é considerada referência e uma de suas mais fortes guardiãs.

Histórico

No dia 30 de agosto de 1878, às 19h30min, 18 líderes maçons da Cachoeira, dando cumprimento a entendimentos mantidos entre eles anteriormente, reuniram-se ritualisticamente, instruídos e inspirados nos princípios universais da Ordem Maçônica, formalizaram a fundação da Loja Maçônica Caridade e Segredo e elegeram sua primeira Diretoria, com a seguinte composição:

Venerável - Dr. Paulo Teotônio Marques – Grau 33º.

1º. Vigilante - Adelmo Sampaio Effrem - Grau 18º.

2º. Vigilante - Severiano Monteiro – Grau 18º.

Orador Guilhermino Moreira Gomes da Costa – Grau 18º.

Secretário - João Vaz de Carvalho – Grau 18º.

Tesoureiro - Geraldo Fernandes da Silva – Grau 18º.

Cobridor Interno - Graciliano Pereira de Carvalho – Grau 17º.

Orador Adjunto - João Severino da Luz Neto – Grau 3º.

Chanceler - Cândido Rodrigues da Silva – Grau 3º.

Mestre de Cerimônias-Antônio da Cunha Mendonça – Grau 3º.

1º. Experto - Severiano Monteiro – Grau 18º.

1º. Diácono. - Davino Pereira Rego – Grau 3º.

2º. Diácono - Miguel Arcanjo Soares – Grau 3º.

Porta Espada - Geraldo Fernando da Silva – Grau 3º.

Porta Estandarte - Antônio Francisco do Nascimento – Grau 3º.

Cobridor Externo - Blaudino Alves da Silva – Grau 3º.

Mestre Arquiteto - Jerônimo Alves de Oliveira – Grau 3º.

2º. Tesoureiro - Ricardo Barbosa Telles – Grau 33º.

Reconhecimento

A Loja Maçônica Caridade e Segredo foi reconhecida pela Soberana Grande Loja Provincial da Bahia, no dia 17 de outubro de 1878. A Carta Constitutiva expedida pela Grande Loja Provincial da Bahia data de 24 de outubro de 1878. A Regularização, após as formalidades de fiscalização de funcionamento, foi formalizada no dia 09 de novembro de 1878.

Em 10 de agosto de 1880, a Grande Loja Provincial conferiu a Loja Maçônica Caridade e Segredo poderes capitulares, expedindo no dia 14 de agosto do mesmo ano, a Carta Capitular sob os auspícios do Grande Oriente Unido do Brasil.

Na introdução dos textos que expõem a história da Loja Maçônica Caridade e Segredo, há a informação da opção desta Loja de desistir da subordinação à Grande Loja Provincial da Bahia, passando a integrar a constelação de Lojas Maçônicas ligadas à Potência Maçônica do Oriente Autônomo da Bahia, determinação datada de 7 de março de 1900, todavia, no mesmo texto, consta que no dia 26 de novembro de 1903, procede-se à sua reintegração ao Grande Oriente do Brasil.

Em 22 de maio de 1927, a Loja Caridade e Segredo lidera junto a outros segmentos maçônicos do estado, o movimento de fundação da Soberana Grande Loja Simbólica da Bahia, cujo documento constitutivo subscreve, razão por que a mencionada Soberana Grande Loja Maçônica da Bahia expede-lhe Carta Constitutiva, no dia 24 de setembro do 1927, com cadastro de número 7, em seu registro.

Razões imperiosas, amplamente debatidas no plenário da Loja, sua Assembléia determina o reingresso da tradicional Instituição à obediência ao Grande Oriente do Brasil, no dia 08 de junho de 1937.

Fiel aos sustentáculos básicos da fraternidade, cujo ensinamento é um dos mais fortes valores da Maçonaria Universal, ante aos sucessivos entendimentos, a Loja Maçônica Caridade e Segredo retorna à obediência da Grande Loja Unida da Bahia, da qual foi fundadora, sendo recadastrada como a de número 3, na constelação das lojas que integram a mencionada Potência, sob cuja obediência prossegue permanecendo.

Sede Própria

Proprietária do antigo e amplo solar, localizado na Rua Benjamin Constant, 01 - Centro Histórico da Cachoeira, em cuja estrutura estão seus Templos, salão nobre, salão de recepções, biblioteca, secretaria, privacy da tesouraria, em seu primeiro, segundo e terceiro pisos, acolhendo ainda no térreo, aconchegante espaço onde funciona a empresa contábil de um irmão do quadro. No saguão do referido solar, os ambientes foram reformados para a instalação do Clube da Fraternidade Maçônica, Instituição dirigida pela Ala Feminina da Loja, integralmente readaptados com equipamentos modernos, bar, sanitários masculinos e femininos, salão de festas e de recepção, para atender a demanda de espaços destinados à realização de eventos da Loja e da sociedade local.

O referido imóvel foi comprado do Cônego Antônio Augusto Palma, no dia 28 de setembro de 1881, conforme consta da escritura lavrada no Cartório do Tabelião Francelino do Vale Cabral. Foram feitas as reformas, incorporação do Templo e demais espaços do prédio, mas somente em 15 de abril de 1885, a Loja Caridade e Segredo passou a funcionar no mencionado solar.

O imóvel é isento de imposto predial urbano, através do Ato No. 90, do prefeito Durval de Miranda Motta, assinado no dia 22 de abril de 1935. O tombamento do imóvel sede da Loja Caridade e Segredo pelo IPHAN data de 16/07/1943, antecedendo ao reconhecimento da cidade como Patrimônio Cultural da Nação, conforme Processo No. 243-T, inscrição No. 281-A, no Livro das Belas Artes, folhas de No. 60.

Membros da atual Mesa Diretora:

Venerável – Dr. Antônio Alberto Pina dos Santos.

1º. Vigilante – Edson Santana de Carvalho.

2º. Vigilantes – Prof. Raimundo Ferreira de Cerqueira.

Orador – Orlando José Fonseca Mascarenhas.

Secretário – Prof. Carlos Conceição de Freitas Borba.

Tesoureiro – Nayson Queiroz dos Reis.

Chanceler – Prof. Pedro Borges dos Anjos.

Mestre de Cerimônias – Milton Santos Cordeiro.

Hospitaleiro – Roque Ferreira Pinto.

1º. Experto – Alexandre Alves Neto.

2º. Experto – Fabrício Gentil da Silva.

1º. Diácono – Manoelito Silva Nascimento.

2º. Diácono – Rosival Ferreira Pinto.

Porta Espada – Astério Araújo de Góes.

Porta Bandeira – Salustiano Coelho de Araújo.

Guarda do Templo – Gilsoni Cortes de Oliveira.

Cobridor – Everaldo Pereira Suzart.

Mestre de Banquetes – Zoroastro Paiva de Souza.

Mestre Arquiteto – Pedro Conceição da Silva.

Mestre de Harmonia – Fábio Macedo.

Comissão de Assuntos Gerais:

Teobaldo Ramos Miranda dos Santos, Rogério Almeida Júnior.

Comissão de Finanças:

Prof. Hilton Lopes Mendes, Rosival Ferreira Pinto.

Comissão de Justiça:

Walter Barreto, Luciano Macedo Borges, Rogério Almeida, Eliezer Francisco de Santana.

Ações

Inspirada no lema “que não saiba a tua mãe esquerda, o que faz a direita”, a Loja Maçônica Caridade e Segredo tem registradas nos seus prontuários e arquivos, inúmeras ações que materializou e prossegue materializando em benefício da comunidade da Cachoeira, em destaque nos períodos das enchentes quando as águas do Rio Paraguaçu, periodicamente, invadiam ruas e praças da cidade, obrigando moradores a abandonarem suas residências, comerciantes desalojados, vítimas de enormes prejuízos, a restaurarem as atividades, até que tudo retornasse ao ritmo normal. Sem buscar divulgar benefícios que lidera para comunidade, durante todos esses anos, a Loja influiu líderes do seu quadro a militarem nos segmentos organizados da sociedade civil, na vida política do município, etc., tendo inclusive, valores de seu quadro ocupado cargos de expressão, como prefeitos, etc., entre alguns, vale ressaltar os saudosos prefeitos maçons, a exemplo de Anarolino Pereira, Stênio Henrique de Burgos, e mais recentemente, Salustiano Coelho de Araújo.

Período de Exceção

Por determinação do governo provisório do Brasil, o chamado Estado Novo, a Loja Maçônica Caridade e Segredo teve suas atividades interrompidas. Foi fechada por determinação tácita das autoridades da Ditadura Vargas, de 1938 a 1945. Como inexiste quaisquer documentos formais nos arquivos da Loja referindo-se ou instruindo a mencionada determinação, a Loja retomou suas atividades no dia 25 de abril de 1945, ocasião em que foi eleita uma diretoria em caráter provisório com a seguinte composição, conforme consta da Ata No. 2012:

Venerável: Juvenal Paim de Souza – Grau 18º.

1º. Vigilante: José Deoclécio de Britto – Grau 30º.

2º. Vigilante: Pedro da Conceição Bezerra – Grau 18º.

Orador: Júlio José da Costa – Grau 18º.

Secretário: Sigismundo Bastos – Grau 18º.

Tesoureiro:Deoredo da Paixão Mascarenhas – Grau 18º.

Chanceler: Veriano Dias de Oliveira – Grau 30º.

Mestre de Cerimônias: Anarolino Theodoro Pereira – Grau 3º.

Hospitaleiro: Clemente Silva – Grau 3º.

1º. Experto: Manuel Batista Santos – Grau 3º.

2º. Experto: Carlos Sales Ribeiro – Grau 18º.

1º. Diácono: Pedro Actis – Grau 3º.

2º. Diácono: Aristides Ferreira Coelho – Grau 3º.

Porta Espada: João Mário Lacerda – Grau 3º.

Porta Estandarte: Adalberto Dourado – Grau 3º.

Guarda do Templo: Joel Santana Pereira – Grau 3º.

Cobridor: João Souza – Grau 3º.

Mestre de Banquetes: Pedro Tourinho – Grau 3º.

Mestre Arquiteto: João Loyola Gonçalves – Grau 3º.

Mestre de Harmonia: Manoel Paulino Dórea – Grau 3º.

Adjunto de Orador: João Martins – Grau 3º.

Adjunto de Secretário: João Toscano de Brito – Grau 3º.

Adjunto de Tesoureiro: José da Silva Serra – Grau 3º.

Adjunto de Mestre de Cerimônias: Luiz Antônio de Lemos – Grau 3º.

Programação e Posse

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQqZl4XNeG82qBzz1KcoBOirT9hRaLvqf5YIsDAQv1hCxiHWMpX3dOl6fCu1q_NVowJ3R_FjrCnlFHerudIwNkUqJtwIkidMUDxi_b_vbN2PaP3CVPJeYdZ5ANnq5lNTnbgJzpbJcvwoKR/s1600/SDC14375.JPG

Reeleito, o Dr. Antônio Pina será reempossado no cargo de venerável da Loja Maçônica Caridade e Segredo, em sessão privativa de instalação, presidida pelo Grande 1º. Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Dr. Carlos Antônio de Moraes Lucena. Na seqüência, haverá sessão cívica comemorativa do aniversário de 133 anos da Loja, no Salão Nobre do prédio sede da Instituição, na Rua Benjamin Constant, No. 01. Concluídas as solenidades, maçons e todos os convidados serão recepcionados com um buffet sortido com iguarias regionais e bebidas de fino paladar, nas dependências do Clube da Fraternidade, instalado no saguão do mesmo edifício sede da Loja.


Em plena realização

http://3.bp.blogspot.com/_f_3d8kuPfbA/TCqlU_GTXCI/AAAAAAAAAfE/VQZCKqrPQqQ/s1600/LOGON+DO+PROJETO.jpg

Com a intenção de revelar valores na área das artes da pintura, da poesia e da música, a Loja Maçônica Caridade e Segredo lançou recentemente o Projeto Alma Brasileira, já tendo classificado valores na arte da composição poética, melódica e da pintura que serão revelados e premiados pela produção de seus trabalhos, em 1º, 2º e 3º lugar, em solenidade programada a realizar-se no dia 07 de setembro deste ano, no auditório da UFRB, no Quarteirão Leite Alves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário