segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CACHOEIRA/BAHIA

GALERIA DE ARTE É INAUGURADA EM CAPOEIRUÇU

Florial, José Raimundo e Davi Rodrigues confraternizam no lançamento de Cipó Queimado

Capoeiruçu ganhou uma nova galeria de arte regional no último dia 22. Cipó Queimado é um espaço que abriga gravuras e artesanato em madeira, e que tem como missão ensinar e divulgar as brincadeiras infantis de antigamente através da arte. A galeria foi idealizada e organizada pelo artista Davi Rodrigues e seus amigos José Raimundo Alves dos Santos e o cidadão francês Florial.

A galeria possui diversas obras de Davi Rodrigues, que vê no seu trabalho uma maneira de resgatar as brincadeiras de infância dos anos 60 e 70. Davi dá aulas de gravuras para as crianças de Capoeiruçu, com o intuito de que elas aprendam não só a arte, mas as brincadeiras que fizeram parte da vida de seus pais e avós. “A coisa mais sadia que eu vi hoje foi essa turma aqui brincando de puxado, cortador, carrinho e avião. Temos que retomar isso, reafirmar nosso papel não só como artista, pensador e poeta, mas como cidadão”, disse.

Davi acredita que a arte e as brincadeiras alimentam a personalidade e modificam o caráter, além de aproximar as crianças de sua realidade e história. “Não adianta você criar uma geração na frente do computador, uma geração que vai pensar no mundo sem pensar no seu mundo”, explica.

A Canga, de Davi Rodrigues

Um exemplo dessa visão é a obra Canga, a favorita de Davi. A gravura ilustra uma brincadeira na qual as crianças nadavam de cabeça para baixo, em uma espécie de capoeira aquática. Essa brincadeira acontecia antes da construção da barragem Pedra do Cavalo, e hoje não acontece mais, segundo Davi, porque o rio mudou. “Isso retoma nosso desejo pelo próprio rio, que no nosso tempo de menino, a gente já sabia e podia nadar no rio Paraguaçu– e hoje, infelizmente, a gente aprende a nadar nos grandes clubes”, conta.

O diretor do Centro Cultural Dannemann Pedro Archanjo, presente no evento, explicou que a Galeria Cipó Queimado é importante devido a seu olhar regional, devido ao surgimento de uma cultura nova, cuja perspectiva é inibir os valores específicos de países periféricos, de modo a se impor autoritariamente no mundo. Explica ainda que“a função dos países periféricos é valorizar as suas aldeias, suas expressões culturais e artísticas, para ter capacidade de articular uma linguagem capaz de dialogar com o universal, com uma personalidade própria”.

Não há planos de expansão da Galeria no momento, e Davi conta com o apoio da iniciativa privada de Cachoeira, para prosseguir com seu trabalho junto às crianças e adolescente de Capoeiruçu. Davi lançou, também um livro com as gravuras que fez e poesias feitas para cada uma delas, intitulado A Chave da infância, à venda na galeria.


Mais fotos do evento




Obras de Davi Rodrigues tratam das brincadeiras de antigamente


Matéria produzida pela Assessora do Jornal O Guarany e estudante de Comunicação da UFRB, Aline Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário